Pular para o conteúdo

Curso na Escola do Legislativo ajuda a formar agentes para inclusão de pessoas com deficiência

Quase 500 pessoas já passaram por um dos módulos do curso oferecido pela instituição

É essencial trabalhar a educação especial não apenas na escola, mas em todos os setores, para garantir uma sociedade mais inclusiva. Um dos mecanismos adotados pela Assembleia Legislativa para efetivar este processo é o curso de Educação Especial, disponibilizado pela Escola do Legislativo desde janeiro. Quase 500 pessoas já passaram por um dos módulos da capacitação.

Segundo dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), aproximadamente 24% da população possui algum tipo de deficiência no Brasil. Em Roraima, são mais de  61.141  mil pessoas, conforme aponta o último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que precisam de ferramentas para serem inseridas efetivamente à sociedade.

Esses números ressaltam a importância de agentes para incluir e sensibilizar as pessoas. Por isso, o curso de Educação Especial da Escola do Legislativo trabalha para disseminar informações sobre o assunto, qualificar quem deseja atuar na área e assim contribuir para a transformação dessa realidade. “A sociedade tem responsabilidade com o indivíduo, tendo ele deficiência ou não”, frisou a especialista em neuropedagogia, Adriana Aguiar, professora no curso.

Elias Freitas iniciou o curso na Escola do Legislativo para compreender as pessoas que têm algum tipo de deficiência e saber como inseri-las no meio social. Ele diz ser um desses multiplicadores do pensamento inclusivo e na avaliação dele, essa inclusão já começa quando se é ofertado um curso voltado à educação especial de forma gratuita. “Assim mais pessoas são alcançadas. Além da inclusão da sociedade com a questão do aprendizado sobre a temática, podemos repassar o que aprendemos aqui para outras pessoas.”

Qualificação

No curso são abordadas questões legais que asseguram esse tipo de educação, como o AEE (Atendimento Especial Especializado), que as escolas têm obrigação de oferecer aos alunos com qualquer tipo de deficiência. Além da história de exclusão e da conquista de direitos das pessoas com deficiência, conceitos básicos sobre os tipos de deficiência e as diferenciações, além de estratégias que possam ser colocadas em prática para garantir que a inclusão aconteça.

“Muitas pessoas que não possuem nenhuma ligação com a área da educação também procuram o curso. Não são somente os docentes (professores), as famílias também precisam saber como lidar”, ressaltou Adriana Aguiar.

Os interessados nos cursos da Escola do Legislativo podem procurar a instituição, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho, das 8h às 22h. Mais informações pelo telefone 98402-3402.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas