Poder Legislativo leva qualificação, esporte e lazer a mais de 5 mil pessoas no Interior

O Poder Legislativo vem ampliando os programas Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo por meio de núcleos no Interior, para ajudar a realizar sonhos e levar conhecimento a quem está distante da Capital.

Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de cinco mil pessoas tiveram acesso a cursos de qualificação, profissionalizantes, de idiomas, além de aulas de esporte, modalidades artísticas e atividades de lazer nos municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis.

Alto Alegre

Nos primeiros seis meses desse ano, no núcleo de Alto Alegre, já foram atendidas 1.224 pessoas. O Jiu-Jítsu é a modalidade que mais atraí a atenção das crianças e adolescentes, e segundo a coordenadora pedagógica, Gilsilene de Jesus, os atletas têm até se destacado fora do Estado. “No primeiro semestre desse ano, no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, o campeão foi um alto-alegrense, o Mark Assunção”, destacou.

A novidade nesse semestre, pela Escola do Legislativo, foram os cursos profissionalizantes de Técnicas de Vendas e Auxiliar Administrativo. Para Gilsilene as qualificações ajudam a potencializar o currículo. “Hoje independente da classe social, as pessoas têm a oportunidade de fazer um curso de qualificação. Alto Alegre é privilegiado por isso”.

Caracaraí

As famílias dos mais de 2 mil alunos atendidos pelo Núcleo em Caracaraí, no primeiro semestre deste ano, também foram beneficiadas. Isso porque, segundo a coordenadora do núcleo, Vaninha Andrade, a oferta das oficinas de Bolo de Pote e Ovo de Páscoa ajudou na geração de renda, uma vez que, foi constatado que muitos pais estavam desempregados. As crianças também são encorajadas a sonharem mais alto.

“As crianças viviam ociosas sem ter o que fazer depois da escola, e no núcleo elas tiveram a oportunidade de realizar o sonho de fazer balé, de aprender inglês. Aqui [em Caracaraí] se elas quisessem fazer um curso desses, nem pagando elas conseguiriam fazer porque não tem”, disse a coordenadora.

Mucajaí

O Núcleo foi implantado há um ano em Mucajaí e segundo a coordenadora, Juliana Cardoso, na primeira etapa deste ano, cerca de 500 pessoas foram atendidas. “Essas ações são decisivas para mudar para melhor a realidade das crianças, adolescentes e jovens, por meio da oferta da qualificação pessoal e profissional, dando condições de serem absorvidos pelo mercado de trabalho.”

Ela ressaltou, que dos cursos ofertados pela Escola do Legislativo no município, a maior procura é por Informática, considerando que é um dos cursos básicos exigidos pela maioria das empresas. Já nas modalidades ofertadas pelo Abrindo Caminhos, Jiu-Jítsu e Balé são as primeiras escolhas da garotada.

Rorainópolis

Rorainópolis fica a 321 km da capital e o acesso à qualificação profissional não é fácil, mas os cursos ofertados pela Escola do Legislativo no local têm ajudado a transformar vidas, conforme explicou a coordenadora do Núcleo, Mileide Barreto. “Há relatos de pessoas que estavam há tempos sem estudar e aproveitaram para voltar, e enriquecer o currículo”.

No local, são atendidos também aqueles que vivem nas vicinais. “Mesmo com as dificuldades de acesso até o Núcleo, eles vêm participando e procurando cada vez mais”. Cerca de 1.300 pessoas foram beneficiadas de março até julho deste ano.

Outro ponto a destacar, segundo ela, é a mudança de comportamento das crianças e adolescentes que participam do programa Abrindo Caminhos. “Aqui elas trabalham a disciplina e o respeito por meio das atividades”, finalizou Mileide Barreto.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alex Paiva