População é orientada sobre ações do Poder Legislativo para fiscalização e desenvolvimento dos municípios

No programa Assembleia ao Seu Alcance na feira Roraima Agroshow, a sociedade tem a chance de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo, entre eles, os programas que buscam a melhoria na prestação dos serviços públicos e que prestam assessoria técnica para desenvolvimento dos municípios.

Um exemplo é o programa Fiscaliza Roraima, que com ajuda dos cidadãos, atua para garantir aos cidadãos que os serviços públicos oferecidos sejam eficientes. A agente de fiscalização, Janaína Rodrigues, explica que a população aproveitou o evento para expressar a sua insatisfação. As pessoas atendidas foram orientadas sobre as plataformas que o programa oferece para formalizar as reclamações. “As denúncias foram principalmente relacionadas a estradas, pontes quebradas, buracos em ruas”.

Nesta sexta-feira (6), o estudante Bhreendo Mendes passava pelo estande do Poder Legislativo e confessou ter se surpreendido com a iniciativa. “Achei interessante a proposta do projeto, porque acho que é algo que a sociedade precisava. A gente vê a população reclamando, mas não tem alguém acompanhando esse processo.”

Janaína aponta a necessidade de atuar em locais com grande público para alcançar mais pessoas. Além disso, ela explicou sobre o processo a ser seguido para solucionar a demanda. “Nós procuramos os órgãos competentes para que possamos levar até eles [as queixas] e voltar com um resultado para aquela pessoa que denunciou”.

As reclamações podem ser formalizadas pelo número 98402 1735, site www.fiscalizarr.com.br ou pessoalmente na rua Agnelo Bittencourt, 232, centro.

Centro de Apoio aos Municípios – CAM

Por se tratar de um evento voltado ao público que se interessa por assuntos rurais, muitos prefeitos e moradores do interior vêm à capital prestigiar a programação. O CAM também está presente para orientar os visitantes sobre as ações desenvolvidas junto aos municípios, que têm a necessidade de uma assessoria técnica para desenvolver os seus projetos e melhorar os serviços oferecidos aos roraimenses.

Conforme explicou a assessora técnica, Ana Célia Paz, demandas já foram apresentadas durante o evento. “Prefeitos e vereadores dos municípios conversaram com a diretoria do CAM, apresentado a necessidade das suas localidades. A partir da procura nós elaboramos um projeto de atendimento e apresentamos a eles”.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade