Em meio ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, professores de Jiu-Jítsu do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, precisaram adaptar as aulas para o formato de vídeos.  Os treinos seguem recheados de dicas para os mais de mil alunos matriculados na modalidade.

Com a sede do programa social da Assembleia Legislativa fechada, as aulas presenciais passaram a ser transmitidas on-line.  E é assim, sem sair de casa, pelo celular e com ajuda de familiares, que o jovem Alessandro Mota, de 9 anos, continua treinando. “Quando tem aula, eu conecto o celular na caixinha de som, e se os treinos forem em dupla, eu faço com meu irmão ou com minha mãe”, explicou.

A mãe dele, Adália Santos, conta que para incentivar ainda mais o pequeno atleta, a família participa das aulas.“É uma diversão, todo mundo aqui de casa acaba participando das atividades físicas junto com ele. O Alessandro é muito dedicado não perde uma aula”, afirmou.

Nas aulas os professores ensinam técnicas e passam atividades que ajudam a movimentar o corpo. Os vídeos são gravados e depois editados e enviados nos grupos de WhatsApp pelos professores. Além disso, diariamente os alunos recebem orientações e podem tirar dúvidas pelo aplicativo.

“A gente está com uma didática bem diferenciada. Procuramos passar movimentos técnicos que ajudem a soltar o quadril, passamos também exercícios motores, que aceleram o metabolismo e ajudam a manter o físico em forma.  Mas tudo é analisado para que as crianças consigam fazer sem risco de se machucarem”, destacou o professor Bruno Romão.

A proposta da nova metodologia não é substituir as aulas de luta, e sim ajudar os alunos a manter a rotina de treinos para ajudar na evolução do desempenho na prática do esporte.   O programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, trabalha para possibilitar a crianças e adolescentes o sonho de praticar gratuitamente aulas de balé, jazz, karatê, ginástica rítmica, jiu-jítsu, violão, coral e teatro.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Reprodução – TV ALE

SupCom ALE-RR