Pular para o conteúdo

Procon Assembleia alerta consumidores sobre golpe de empréstimo falso

Criminosos estão aproveitando a pandemia para aplicar o golpe do falso empréstimo. O Procon Assembleia alerta que pelas redes sociais, e-mail e aplicativos de celular, eles oferecem crédito financeiro com vantagens muito atraentes para quem está no sufoco e quer reorganizar o orçamento. Os golpistas convencem a vítima a depositar determinada quantidade de dinheiro em uma conta que seria de uma instituição financeira.

Para disfarçar o golpe, os estelionatários informam que antes da assinatura do contrato, a pessoa deve pagar taxas antecipadas. Para dar credibilidade à negociação, eles usam os nomes e até fotos de bancos conhecidos. Os acordos são fechados por canais virtuais. De acordo com o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, em quase todos os casos, as vítimas não conseguem evitar os prejuízos.

“No momento que o golpista consegue pegar o seu dinheiro, ele some, e já se prepara para aplicar outro golpe. Então, em 99% das situações não tem como reaver. A pessoa vai perder esse dinheiro. E não tem nem como processar porque você não vai achar o golpista”, alerta. Ele destaca que nenhuma instituição financeira séria exige dinheiro para emprestar dinheiro. “Se tiver que dar dinheiro antes, caia fora. É golpe”, completa.

O advogado frisa ainda que os golpistas até criam CNPJ para enganar as vítimas. Ele também aconselha a verificação da conta bancária indicada para depósito. “O consumidor deve olhar quem é o favorecido da conta. Normalmente, é uma pessoa física. Isso já é uma forma de identificar o golpe”.

Quem pretende recorrer a um empréstimo pode pedir orientação do Procon Assembleia. O órgão de defesa do consumidor tem convênio com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), instituição que possui um banco de dados com informações de todas as empresas autorizadas a conceder crédito financeiro. “Teve dúvida, entre em contato pelo número de WhatsApp 95 98401-9465, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A nossa equipe vai pesquisar a seriedade da empresa”.

Texto: Otacílio Monteiro

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas