Pular para o conteúdo

AGENTE PENAL Professores da Escola do Legislativo dão dicas para estudo às vésperas da prova

Faltando menos de um mês para a prova do concurso da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), para o cargo de agente penal, os candidatos devem intensificar a revisão dos conteúdos do edital. Essa é a principal orientação dos professores da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, que sugerem organização nos estudos, revisão diária, resolução de questões da mesma banca e ainda a prática de exercícios físicos e relaxamento nos últimos dias antes da prova, marcada para o próximo dia 27.

Aproximadamente 5 mil pessoas estão estudando no preparatório pela plataforma de ensino a distância da Escola do Legislativo. Entre eles está o jovem Tauã Brilhante, de 24 anos, que vem estudando há quatro meses. Para o candidato, as aulas virtuais ajudam a compreender os temas exigidos pelo edital. “Eu super indico, inclusive veio na melhor hora, porque a gente sabe que no tempo de pandemia, tá tudo muito difícil, e o conteúdo veio para ajudar aquelas pessoas que não têm condições financeiras para pagar um cursinho.”

De manhã ele ajuda nos afazeres da casa. Pela tarde, ele dedica três horas de estudos, e à noite trabalha como entregador de comida por aplicativos. Para não perder o foco no concurso e ainda conciliar essas responsabilidades, o jovem contou que precisa ter disciplina. “Eu acho que a disciplina é que nos leva naquilo que a gente quer. Então, a gente tem que ser disciplinado e organizado.”

Organização

Essa é a primeira dica do professor das disciplinas jurídicas da Escola do Legislativo, Marcus Albano. Ele contou que este hábito é essencial nos estudos. Se o candidato tiver pouco tempo para estudar, pode priorizar as matérias que tem mais dificuldades.

“Então seja dez minutos em cada matéria, ou vinte nessa que tenho dificuldade, dez nessa que tenho facilidade. Que ele crie um roteiro, crie uma planilha, e vai estudando de acordo com esse roteiro, para que ele tenha um maior aproveitamento possível”, aconselhou.

Revisão

O professor enfatiza que o concurseiro deve fazer revisão dos conteúdos diariamente. “Eu conheço pessoas que têm maior facilidade de estudar falando alto, têm outras que preferem ver vídeos, têm outras que preferem fazer um resumo daquilo que está estudando. Cada pessoa tem uma facilidade em determinada maneira.”

Na hora de ler os textos, outra dica do professor é usar lembretes nas apostilas, para destacar as informações principais. “Um adesivo com um lembrete, de um artigo de lei, um conceito, para ser observado e para ser memorizado para a hora da prova. Temos mapas mentais, tem o material disponível pela Escola do Legislativo para o aluno.”

Conhecer a banca

Além da revisão, a professora de língua portuguesa, Gracinara Teixeira, orientou o candidato a estudar o perfil da banca do concurso. “É um momento de vocês se dedicarem mais ainda, focarem nos temas, deixarem as redes sociais de lado e, agora nessas últimas semanas, resolvermos com muita atenção às questões propostas pela banca.”

Outra dica da professora é tirar um momento para fazer exercícios físicos, “A prática desportiva auxilia a relaxar”, explicou. O preparatório fica disponível na plataforma até as vésperas da prova. Para deixar os concurseiros ainda mais preparados, a unidade fará um segundo Aulão da Aprovação, no dia 26 de setembro, focado na resolução de questões em todas as disciplinas.

Tira-dúvidas

No dia 26 de setembro, a Escola do Legislativo promoverá o segundo Aulão da Aprovação com conteúdo direcionado a resolução de questões durante todo o dia. Mais informações serão divulgadas pela Assembleia Legislativa nas redes sociais (@assembleiarr). “As questões da banca, do edital e isso faz a diferença para que no dia da prova seja sucesso e satisfação para nós”, complementou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas