Pular para o conteúdo

Servidores da Assembleia Legislativa se unem para doar sangue

Nesta terça-feira (27), servidores da Assembleia Legislativa de Roraima doaram sangue no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima). A doação foi incentivada pela Casa com o foco de fortalecer o estoque para o feriado prolongado.
Além disso, um dos objetivos foi divulgar a importância da doação de sangue entre os servidores da Casa. A servidora Safira Mubarac, de 26 anos, realiza doações há seis anos  e conta que adotou a causa após um amigo necessitar de sangue. Ela destacou a importância de ações como essa realizada pela ALE-RR “É de extrema necessidade atividades como essa para falarmos à população quão simples é fazer esse ato que pode salvar vidas”.
As doações recebidas pelo Hemocentro são destinadas aos hospitais da capital e interior, além dos unidades particulares de Boa Vista. Cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. O tipo sanguíneo  O-  são doadores universais e essas bolsas de sangue podem ser destinadas a qualquer pessoa.
A gerente do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro, Juliane Uchoa, explicou que o ideal é que a instituição receba cerca de 70 doações por dia, mas ultimamente esses números não têm chegado a 30. “Os nossos estoques estão baixíssimos. Hoje estamos precisando  não só de tipagens negativas, mas de todas as outras”. Juliane afirmou que essas parcerias  ajudam a elevar o estoque  “Essas parcerias e campanhas sempre dão um ‘up’ nas reservas. Nesse período em que estamos com poucas doações, é de fundamental importância”.
Quem Pode Doar ?
Podem doar pessoas entre 16 a 69 anos. Pesar mais de 50 quilos, ter se alimentado bem antes da doação e tido uma boa noite de sono. Menores de idade precisam estar acompanhado dos pais. Ainda é necessário apresentar em documento com foto para que a doação seja realizada. “Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar 30 dias após o fim do tratamento para realizar a doação”, finalizou a gerente do núcleo.
A unidade do Hemocentro fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima. Os atendimentos são realizados das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os agendamentos para doação podem ser feitos pelo número (95) 9 84049593.
Texto: Bruna Gomes
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR
Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas