Uma equipe do Centro de Apoio aos Municípios, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), se reuniu com a Prefeitura de Alto Alegre e a Câmara Municipal nesta quarta-feira (11) para fazer um levantamento das principais necessidades e dificuldades locais enfrentadas pela população.

Durante o encontro, que aconteceu na sede de Alto Alegre, o prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Kiko Melo (MDB), relataram à equipe do CAM a intenção de adotar medidas a médio e longo prazo, como o georreferenciamento de cada lote de terras do município, bem como a votação e aprovação do Plano Diretor.

Para o prefeito, a visita técnica foi proveitosa e renderá bons frutos ao município.

“Hoje, foi uma visita para conhecimento, uma conversa. Além de esclarecer os benefícios que já vieram da Assembleia Legislativa, nós levantamos algumas demandas. Falamos da questão da regularização fundiária, a realização de concursos públicos, de cursos técnicos para a nossa equipe, tanto da Câmara Municipal, quanto da prefeitura. Então, sem dúvida, Alto Alegre vai colher bons frutos com o trabalho e a parceria com a ALE-RR”, disse.

Conforme Machado, após a sugestão do CAM para revisão do Plano Diretor, será feita uma audiência pública, quando serão pontuadas novas necessidades e dificuldades do município dentro do período de um ano.

“É importante, hoje, uma nova discussão. Atualmente, Alto Alegre tem algumas realidades e necessidades diferentes, e isso tem que ser discutido, não só entre o Legislativo e Executivo, mas também com membros da sociedade civil e a população geral, por meio de audiência pública e de análise competente das equipes da prefeitura e Câmara Municipal, com análise política. Esse trabalho vai seguir adiante e, em breve, quero aprovar o Plano Diretor que, com certeza, será um marco importante para o município”, destacou o prefeito.

O presidente da Câmara, Kiko Melo, também classificou o resultado da visita da equipe como positivo. “Foram muito produtivos para o nosso município os assuntos tratados aqui e só vêm agregar valores, porque, se os servidores recebem um curso adequado como os que o CAM disponibiliza, só vai ajudar as coisas acontecerem como vêm acontecendo”, contou Melo.

A diretora do CAM, Alessandra Rios, explicou quais serão os próximos passos após a visita técnica. “Diante do que foi discutido na reunião, o município [Prefeitura e Câmara Municipal], agora, vai pontuar as demandas, fazer as solicitações por escrito, encaminhar para o CAM, que dará continuidade às atividades, conforme as necessidades deles”, informou.

Alessandra disse ainda que, nos próximos dias, os municípios de Uiramutã, Amajari e Mucajai encerrarão o cronograma de visitas iniciado em 2021, e que, a partir de 2023, será dada continuidade às programações relacionadas às questões sociais e de associativismo.

Além do chefe do Executivo local e do presidente da Câmara, participaram da reunião a vice-prefeita de Alto Alegre, Simone Elisabete Friedrich (PP) e alguns vereadores.

Sobre o CAM

O Centro de Apoio aos Municípios é um órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR e presidido pela deputada Aurelina Medeiros (PP). Além do assessoramento técnico e legislativo, a unidade também auxilia os municípios com treinamento e preparação de pessoal por meio de cursos de qualificação com o apoio da Escolegis (Escola do Legislativo), faz análise e diagnósticos dos setores da saúde, educação, infraestrutura, turismo, saneamento e meio ambiente.

Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Marley Lima