Intenção é fortalecer os trabalhos das instituições e qualificar os índices educacionais por meios da formação profissional

Durante toda esta sexta-feira (10), gestores de escolas públicas municipais e estaduais de Mucajaí participaram de uma capacitação promovida pelo CAM (Centro de Apoio aos Municípios), programa da Assembleia Legislativa, em parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). O foco foi a reestruturação do Projeto Pedagógico das Escolas, para melhorar a qualidade do ensino.

O encontro foi realizado na sala da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizada no Centro Regional de Ensino daquela cidade, com a participação de 33 profissionais ligados à Educação. A proposta desta capacitação, de acordo com a assessora pedagógica do CAM, Ana Célia Paz, é fortalecer os trabalhos das instituições e qualificar os índices educacionais por meios da formação profissional.

“É uma parceria que a Assembleia traz para fortalecer esses gestores na intenção de um levantamento da situação dos projetos pedagógicos das escolas, para que eles sigam etapas seguintes”, explicou Ana.

Pela manhã, os participantes receberam informações sobre as dimensões da gestão pública e receberam orientações sobre elaboração do projeto pedagógico. À tarde a programação seguiu com oficinas educacionais sobre Educação Infantil e Fundamental.

Em Mucajaí, segundo a coordenadora pedagógica Jozifran Conceição, há 13 escolas municipais para atender a mais de 2,8 mil alunos, entre sede e vicinais. Para ela, participar de eventos como esse reforça os trabalhos das equipes nas instituições de ensino. “Agora vamos reformular, adequar ao nosso novo currículo e o que será uma contribuição gigantesca dentro das nossas escolas, tanto estadual, quanto municipal”.

O secretário-executivo da Undime, Kennedy Leite, falou da intenção de percorrer todos os municípios até o final do mês, e que o apoio da Assembleia Legislativa auxilia para execução mais ágil deste projeto. “Estamos conseguindo chegar a todos os municípios com tranquilidade, levar a formação para os professores, diretores, coordenadores pedagógicos e isso faz com que a gente atenda mais de perto aos anseios da sociedade”.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade