Pular para o conteúdo

ANTÔNIO MECIAS PEREIRA DE JESUS

ANTÔNIO MECIAS PEREIRA DE JESUS

Nasceu em Graça Aranha, estado do Maranhão, filho de Cassiano Martins Pereira e de Noêmia Tereza de Jesus. Com 12 anos, ele chegou a Roraima junto com a família, em São João da Baliza.

Formado em Gestão Financeira e servidor público do ex-Território desde 1979, foi vereador em São João da Baliza (RR). Atualmente, é senador da República pelo estado de Roraima.  A trajetória do parlamentar é marcada pelas pautas na área da Educação, Saúde e Segurança Pública.

Antes da carreira política, trabalhou como engraxate, garçom e jardineiro. Também atuou como coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no sul do estado e secretário Municipal de Finanças e Administração (São João da Baliza).

Mecias de Jesus foi deputado estadual por seis vezes consecutivas e presidiu a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) por oito anos (2003 a 2010). Nessa gestão, o parlamentar resumiu que o Poder Legislativo se consolidou como uma força em defesa dos reais interesses de Roraima. Houve a descentralização da Assembleia Legislativa de Roraima da capital, pois ocorreu a sessão itinerante nos municípios, para os deputados discutirem diretamente com os moradores os problemas e os temas urgentes em cada região.

Um dos momentos marcantes foi a criação da Escola do Legislativo (Escolegis), disponibilizando cursos e treinamentos em diversas áreas para os servidores, para uma melhor prestação do serviço público. Nessa legislatura, houve a implantação de outros programas como o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), com atendimento multidisciplinar para vítimas de violência doméstica. O programa Cine ALE-RR para facilitar o acesso da comunidade às produções cinematográficas, por meio de um ônibus adaptado e equipado com telão.