LENIR RODRIGUES

 

Nome: Lenir Rodrigues Santos
Data Nascimento: 23-04-1963
Naturalidade: Boa Vista – RR
Formação: Doutorado em Direito Internacional, mestrado em Antropologia, graduação em Direito, Letras e Pedagogia
Partido: Cidadania
Gabinete: n/i
Telefone: n/i
Email: n/i
Site: n/i

 

Biografia

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) foi reeleita ao cargo com 4.947 votos e fará parte da maior bancada feminina do Poder Legislativo, de 2019 a 2022. À frente da Procuradoria Especial da Mulher desde 2015, acredita que a mulher é capaz de fazer a diferença na política estadual. Para o biênio 2019-2020 foi eleita quarta secretária da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Desde a implantação da Procuradoria pelo Poder Legislativo, diversas ações educativas e preventivas foram realizadas pela equipe multidisciplinar composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais. Foi na gestão de Lenir Rodrigues a criação dos Núcleos Reflexivo Reconstruir e de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, cujo trabalho passou a ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Lenir Rodrigues Santos é casada, defensora pública, formada em Direito, Letras, Pedagogia, mestre em Antropologia e doutora em Direito Internacional. Presidiu, na Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação, Desportos e Lazer e integrou as seguintes comissões: de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social; de Políticas Indigenistas; de Viação, Transporte e Obras; e de Constituição, Justiça e Redação Final.

Foi relatora de projetos como o Plano Estadual de Educação, o PCCR da Educação, e projetos de interesse social para a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas. Defendeu para o orçamento de 2018, R$ 10 milhões para progressões de profissionais da Educação e R$ 6 milhões para progressões de profissionais da saúde.

Já foi Presidente do CEDCAR, Escrivã Judicial e secretária de estado da Educação por duas vezes (2003 a 2004 e de 2011 a 2013). Foi Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e participou ativamente na implantação dos Conselhos Municipais e Conselhos Tutelares da maioria dos municípios de Roraima. Foi a Primeira Presidente da Associação dos Defensores públicos e exerceu a Presidência em outro período, possui especializações em Direito Civil e Processo Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Política Pública de Trabalho e Renda, e PRADIME (Gestão de Secretarias Municipais de Educação).