Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania estabelecido pela Resolução Legislativa n º 029//2021 que faz parte da Superintendência de Programas Especiais.

O Programa tem os seguintes projetos:

Projeto Espaço Vital  

O projeto tem a missão de fortalecer a participação das mulheres nos espaços públicos da política partidária, com vista ao efetivo exercício da igualdade de direitos, na perspectiva de uma sociedade plural e democrática.  A equipe vai até as mulheres nos bairros, e promoverá um encontro com serviço de beleza e, oficinas de artes e empoderamento.

A ideia é empoderar as cidadãs para atuarem como agentes multiplicadoras na defesa de direitos, mostrar as diversas formas de uma possível mudança no cenário político. roraimense e até mesmo brasileiro.

Projeto Educar é Prevenir  

Projeto Educar é Prevenir busca empoderar a comunidade escolar para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual em Roraima. Da mesma forma, fortalecendo parceria com a Secretaria de Educação e a Rede de Serviços do Estado no enfrentamento a esse crime no Estado.

Durante a semana, a equipe do projeto disponibiliza material informativo sobre o assunto, capacita os profissionais da educação sobre a legislação de proteção e repressão contra estes crimes, e como acolher as vítimas. Depois da capacitação, os professores trabalham os conteúdos com os estudantes na sala de aula.

Projeto Mulheres no Espaço da Política Partidária

O Projeto Mulheres no Espaço da Política Partidária busca fortalecer a participação das mulheres nos espaços da política partidária, com vista ao efetivo exercício da igualdade de direitos, de modo a contribuir na construção de valores éticos na perspectiva de uma sociedade plural e democrática.

Entre os objetivos do projeto é incentivar o aumento da representatividade feminina na composição dos partidos políticos e nos processos eleitorais. A ideia é apoiar as mulheres de todas as idades que tenham interesse em se aproximar mais da área e ser uma agente de transformação.

Projeto Prevenção sem Fronteiras

O Projeto Prevenção sem Fronteiras busca empoderar a Rede de Enfrentamento ao Crime de Tráfico de Pessoas nos 15 municípios do Estado no atendimento e encaminhamento das vítimas desse crime que se encontram em estado de vulnerabilidade social ou que sofreram o crime de abuso sexual.

Entre os objetivos do projeto são:

I – Capacitação à Rede de Serviços de
Enfrentamento ao Crime de Tráfico de Pessoas nos 15 municípios de Roraima;

II – Atuação da equipe multiprofissional do Núcleo de Tráfico
de Pessoas, composta por psicólogo, enfermeiro, advogado e assistente.

Projeto Mira Ellos

O Projeto Mira Ellos tem a proposta de levar informações e educação até as profissionais do  sexo sobre legislação de proteção contra o tráfico de pessoas e outros tipos de violações. Além disso, prestar acolhimento as vítimas desses crimes. O trabalho será desenvolvido em parceria com outros órgãos públicos.

Projeto Capacitação Legal

Criado em 2016, o projeto Capacitação Legal tem o propósito de capacitar os grupos de segurança indígena dentro das comunidades em Roraima. O treinamento proporciona aos alunos desenvolvimento pessoal e profissional com as aulas práticas e teóricas.

 Ao final do curso, além dos conhecimentos adquiridos, todos os alunos ganharão certificações de qualificação. O treinamento pode ser solicitado por meio de ofício.

Durante o curso são abordados o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Constituição Federal; Introdução ao Código Penal; Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/06); modalidades de tráfico humano (Lei Federal nº 13.344/16); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); suicídio; uso abusivo de álcool e drogas; relações interpessoais; defesa pessoal e primeiros-socorros.

Notícias

INTEGRAÇÃO
Procuradora da mulher da ALE-RR visita Casa da Mulher Brasileira para alinhar políticas voltadas ao gênero feminino

A parlamentar visitou a instituição que atende vítimas de violência doméstica

‘NÃO É NÃO!’
Importunação sexual é crime e vale para todas as ocasiões

CHAME orienta população sobre tipos de assédio no carnaval

VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Justiça Itinerante e Procuradoria Especial da Mulher vão atuar juntas no atendimento a vítimas

Parceria entre TJRR e órgão da ALE-RR foi firmada nesta quinta-feira

NOVA PARCERIA
Procuradoria Especial da Mulher propõe criação de núcleo da DPE para apoio às vítimas de violência doméstica

Proposta foi feita durante reunião entre a procuradora Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora e o defensor público-geral, Oleno Matos

FORTALECIMENTO
Profissionais da Procuradoria Especial da Mulher são capacitados para atendimento

Troca de experiências entre servidores servirá para identificar tipos de atendimentos a homens e mulheres

COMBATE À VIOLÊNCIA
Mais de 400 mulheres buscaram atendimento pelo ZapChame em 2022

Vítimas podem contar com apoio de equipes compostas de psicóloga, assistente social e advogada