O Plenário Valério Caldas de Magalhães abrigou as primeiras sessões da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. Com a inauguração do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, o antigo plenário passou a ser um espaço para reuniões e eventos.

Valério Caldas de Magalhães

Filho de família tradicional roraimense, nasceu em Boa Vista do Rio Branco (hoje Boa Vista/Roraima) no dia 6 de setembro de 1909, sendo seus pais o advogado José Magalhães e Hermínia Caldas de Magalhães. Foi casado com Albe Araújo Jorge de Magalhães, com quem teve quatro filhos. Formado em  Geografia, História da Cartografia e especializado em Mapoteca, no Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro. Em abril de 1956, Valério foi nomeado governador do ex-Território do Acre, ocupando o cargo até novembro de 1958. Deputado federal pelo Território do Rio Branco, hoje Roraima, em 1959. Municipalista, Valério Caldas foi incentivador da Emenda Constitucional nº 5, de novembro de 1961, que ampliou a participação dos municípios na arrecadação tributária nacional. Em 1962, apresentou na Câmara Federal Projeto de lei mudando o nome de Território Federal do Rio Branco para Território Federal de Roraima, conforme Lei nº 4.183, de 13/12/1962. Com a elevação do Acre à categoria de Estado, elegeu-se deputado federal. Tem publicações como Amazônia e Sua Recuperação Econômica, De Roraima ao Chuí entre outras. Faleceu no dia 24 de novembro de 1964, em pleno exercício do mandato.