A Escolegis (Escola do Legislativo) nasceu em 2003, com a proposta inicial de ofertar cursos de capacitação para os servidores da Assembleia Legislativa de Roraima. Porém, em 2017, houve a ampliação das atividades para a comunidade, com a disponibilização de cursos preparatórios para vestibular, concursos públicos e mercado de trabalho, de forma gratuita.

Em 2020, por conta da pandemia, a Escolegis lançou a plataforma EaD (ensino a distância) para prosseguir com as atividades. Esse formato de ensino possibilitou que a instituição alcançasse também pessoas do interior de Roraima, das comunidades indígenas e de outros estados. Nesse período, a unidade já atendeu mais de 47 mil pessoas com aulas nas áreas de idiomas, saúde, administração, marketing digital, informática e outras.

Recentemente, a Escolegis passou por uma reestruturação administrativa e agora faz parte da Superintendência de Programas Especiais, conforme Resolução Nº 029/2021. Atualmente, a presidente da Escola do Legislativo é a deputada Catarina Guerra (União). A instituição está presente em dois endereços: avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, e rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia. Mais informações no site escola.al.rr.leg.br ou pelo telefone (95) 98402-3402.