PAPO RETO Projeto da Assembleia Legislativa tem primeiro contato com alunos nesta segunda-feira, 14

Alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, da escola Estadual Dom José Nepote, localizada no bairro Pricumã, participaram na manhã desta segunda-feira (14), da primeira roda de conversa do projeto ‘Papo Reto’, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima. A programação seguiu no turno da tarde.

O projeto ‘Papo Reto’ permanecerá na instituição até o dia 14 de setembro. Na manhã desta segunda-feira, os estudantes conheceram a Lei Maria da Penha (nº 11.340/06) e os tipos de violências sofridas pelas vítimas. Eles aprenderam ainda o que fazer ao se deparar com alguma situação do tipo.

Para o aluno Adrian Soares, de 12 anos, a conversa serviu para acrescentar mais informações sobre o que ele conhecia em relação à violência doméstica. Disse que na família, há parentes que passam e presenciam agressões físicas e psicológicas dentro de casa.

Com o ‘Papo Reto’, disse ele, colegas pensarão duas vezes antes de bater em alguém. “Pode mudar as pessoas, até para alunos que podiam bater em mulheres e com esse bate papo pode até mudar [o comportamento]”, finalizou.

A violação de direitos e a violência doméstica familiar não deixam marcas somente naquele que vê ou sente na pele, mas reflete no comportamento, no convívio social, e até mesmo no rendimento escolar. Daí a importância da iniciativa. “A criança desencadeando a consequência desses atos dentro da escola, atrapalha a aprendizagem. A maioria das vezes ela se retrai e não coloca pra fora o que está acontecendo e afeta sim, eles ficam mais depressivos”, salientou a coordenadora escolar, Gildásia Gomes.

E quando isso acontece – explicou ela, há dificuldade desse aluno procurar a orientação e quando se descobre algum fato, a situação está mais séria. Para trabalhar esse e outros assuntos dentro da escola, a instituição desenvolve um projeto antidrogas, para alertá-los sobre os perigos e consequências do consumo de produtos ilícitos para a vida deles.

“Temos que orientá-los ainda mais, mostrar as consequências no corpo humano e na vida deles”, complementou.

Por ser um projeto piloto, o ‘Papo Reto’ estará em fase de adaptações para as próximas fases e atendimentos de outras escolas. Conforme explicou a procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher, Sara Patrícia Farias, neste momento usa-se a Educação como um instrumento de alcance mais dinâmico com discentes e equipe pedagógica.  “Vamos trazer a responsabilidade para a escola no tocante a participação na frente da Rede Enfrentamento a Violência contra mulher. (…) Esse é o nosso primeiro contato e estaremos na escola todos os dias e vamos ter dois ou três contatos com as turmas, com uma hora de duração”, contou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Deputados farão diligência na Secretaria da Fazenda nesta terça-feira, 15

Os deputados membros da Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) realizarão às 15h desta terça-feira, 15, uma diligência na Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), com o objetivo de verificar as receitas e despesas do Governo do Estado, relativas ao exercício de 2017.

Continuar lendo

Escola do Legislativo será inaugurada nesta segunda, 14, no bairro Silvio Botelho

Às 16h30 desta segunda-feira, 14, acontece a inauguração da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios – Unidade Pintolândia, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), localizada na avenida Solon Rodrigues Pessoa, bairro Sílvio Botelho, zona oeste de Boa Vista. Foram confirmados 700 participantes para os cursos de Inglês, Espanhol, Informática e Enem/Vestibular e, até sexta-feira, 18, estarão abertas as inscrições para cursos preparatórios para concursos públicos.

Continuar lendo