SAÚDE MENTAL – Programação da campanha Janeiro Branco inicia na próxima semana

A programação do ‘Janeiro Branco’, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental no Estado, já iniciou. Na manhã desta sexta-feira, 5, a deputada Angela Águida Portella (PSC), autora da Lei que instituiu a data no âmbito do Estado de Roraima, esteve reunida com representantes do Conselho Regional de Psicologia para organizar o cronograma de atividades que serão desenvolvidas dentro deste mês.
Como parte do início da programação, será realizado na próxima segunda-feira, 08, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Roraima, localizado no Centro de Boa Vista, às 7h30 da manhã, um evento de conscientização para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da causa.
A deputada Angela explicou as necessidades desta mobilização. “O Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental, pois precisamos estar atentos quanto aos sinais de depressão, síndrome do pânico e outras doenças que podem nos atingir”, destacou a parlamentar.
Ela ressaltou ainda que é preciso mais atenção uns com os outros, para perceber que a pessoa que está do seu lado, precisa de ajuda. “Devemos ser solidários, as doenças que atingem a mente possuem tratamento e não precisamos ter vergonha de procurar ajuda ou estender a mão a quem precisa”, disse Angela Águida.
Claudia Valverde é psicóloga e representante do Conselho Regional de Psicologia em Roraima. Durante a reunião, ela abordou sobre como as ações voltadas ao Janeiro Branco, podem fazer a diferença na vida das pessoas e também qual a importância da lei para o Conselho.
“Representa maior visibilidade à causa da saúde mental, com a lei poderemos ir mais longe. Esse apoio faz com que possamos abraçar mais pessoas. A campanha é para incentivar a sociedade e dar início a questionamentos sobre sentimentos, emoções, o que está por ‘dentro’”, pontuou a psicóloga.
Além da atividade na próxima segunda-feira, 8, outras ações serão promovidas ao longo do mês, e estão sendo definidas entre a deputada Angela Águida e o Conselho Regional de Psicologia.
Janeiro Branco – A lei que instituiu oficialmente o Janeiro Branco como parte do calendário anual de atividades no Estado, foi sancionada pelo Governo no dia 1º de dezembro de 2017, cujo projeto é de autoria da deputada Angela Águida Portella (PSC).  A campanha é internacional e no Brasil ela nasceu na cidade de Uberlândia, (MG), em 2013. De forma prática foi projetada para ajudar o mundo a ser um lugar melhor, afinal, trata-se de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas.
Por Tarsira Rodrigues
SupCom/ALE-RR