Na próxima quarta-feira, 25, começam as inscrições para o curso de inglês básico e avançado, na Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho. Na tarde desta sexta-feira, 20, uma turma de 27 alunos concluiu o curso de inglês intermediário, que teve a duração de três meses. Para marcar o encerramento, o grupo preparou uma apresentação musical de voz e violão. A música ‘Imagine’, do cantor John Lennon, foi entoada para demonstrar o conhecimento adquirido, durante os três meses de capacitação.
A coordenadora da Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho, professora Cristina Melo, disse que as turmas de inglês têm sido excelentes, inclusive existem alunos com pronúncia muito boa. “Além das aulas teóricas, a professora proporciona aula prática, quando os alunos fazem apresentações musicais, conversação. Temos um resultado extremamente positivo”, comentou, destacando que para as turmas de inglês há uma demanda muito grande. “Aliás, temos uma lista de espera e vamos atender a todos, pois conforme forem terminando as aulas a Escola do Legislativo vai abrindo novas turmas”, garantiu.
A professora Sônia Clemente, formada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa e Portuguesa, disse que o curso foi muito dinâmico, e que o idioma foi ensinado por meio de metodologias que facilitaram a compreensão oral e escrita. “Fizemos um trabalho intensivo para ensinar os alunos a falar, escrever, ler e entender o inglês. Venho pra cá com muita satisfação e um dos motivos tem sido essa turma, que pra mim é uma das mais especiais, pois são pessoas carentes, mas com uma vontade muito grande de aprender e o resultado é esse, uma apresentação com uma música, demonstrando que têm domínio da língua inglesa”, ressaltou, dizendo que ministrar aulas de inglês tem sido uma oportunidade e um aprendizado para ela também. “Agora eles devem ir para o avançado e saírem daqui dominando a língua”.
A aluna Samia Brito, 19, sempre teve contato com inglês, pois aos 18 meses de vida sua família foi morar em Georgetown, na Guiana, onde aprendeu o idioma, além do português falado pelos pais e irmãos dentro de casa. Depois de sete anos no país vizinho voltou com a família para Boa Vista. “Aqui perdi o contato com a língua inglesa. Então, assim que eu soube da abertura de inscrições aqui na Escola do Legislativo, me inscrevi no básico e agora estou concluído o intermediário. E vou me inscrever no avançado também”, ressaltou a jovem. Ela disse que o curso é muito produtivo e tem muito a acrescentar na sua vida pessoal e profissional, pois no currículo irão constar dois idiomas.
Samia reconhece a iniciativa da Assembleia em implantar uma unidade de ensino em um dos bairros mais populosos de Boa Vista, onde vivem muitas famílias com jovens carentes. “Iniciativa que merece aplausos, primeiro por ofertar uma programação vasta de cursos e por possibilitar jovens e adultos a se qualificarem para o mercado de trabalho, pois muitos não têm condições de pagar um curso. Esse é um investimento para o futuro, pois além do mercado ser exigente, falar outro idioma é importante para viajar e se relacionar com outras pessoas”, declarou.
Por Edilson Rodrigues
SupCom/ALE-RR