OPEN RORAIMA – Atletas de jiu-jitsu do Abrindo Caminhos conquistam 52 medalhas

Além dos atletas conquistarem 52 medalhas, o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, ficou em terceiro lugar na classificação geral, com a categoria Kids da competição que envolve crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Esse feito foi conquistado durante o Campeonato Open Roraima de Jiu-Jítsu, realizado neste sábado, 21, e domingo, 22, no Ginásio Senador Hélio Campos. O evento contou com a participação de 1.153 atletas, de 25 academias.

O Abrindo Caminhos conquistou 23 medalhas de ouro, 15 de prata e 14 de bronze. Participaram 147 atletas do programa em Boa Vista e do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre. No geral, a classificação na categoria Kids ficou assim: 1º lugar Zenith North, com 290 pontos; em segundo a academia Vavá Team, com 254 pontos, e em terceiro lugar o programa Abrindo Caminhos, com 247 pontos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), destacou que essa competição foi uma boa oportunidade para que os atletas de Jiu-Jitsu do Abrindo Caminhos pudessem mostrar que são capazes de fazer frente a outros competidores de academias tradicionais de Roraima. “Nosso programa tem pouco mais de um ano de implantação e já temos resultados de equipe grande. Não posso deixar de parabenizar todos os atletas do Jiu-Jitsu, em especial os professores Bruno Romão aqui de Boa Vista e o Leandro Pacheco lá de Alto Alegre. O trabalho que eles vêm fazendo com nossas crianças e adolescentes é nota 10 e vai além de transformar essa garotada em bons lutadores, mas preparando essa turma para um futuro melhor, por meio da disciplina, responsabilidade, respeito, valores importantes para o crescimento como cidadão de bem”, destacou.

Para o professor Bruno Romão, faixa-preta de Jiu-Jitsu, o Open Roraima foi uma ótima forma dos atletas do Abrindo Caminhos se testarem, já que a competição visa, acima de tudo, que o atleta coloque em prática seus conhecimentos técnicos. “Sendo por meio da conquista das primeiras colocações, com a sensação de ganhar uma medalha, ou na derrota, buscando identificar suas falhas, o que será corrigido em futuros eventos”, comentou.

E por falar em futuras competições, Romão informou que o próximo campeonato será a Copa Boa Vista de Jiu-Jitsu, no mês de julho. “Iremos participar e, com certeza, teremos mais medalhistas”, ressaltou o professor. Segundo ele, a expectativa para este ano é ter vários atletas do Abrindo Caminhos entre os ‘Melhores de 2018’. “Ano passado, tivemos 10 atletas na elite do Jiu-Jitsu roraimense”, lembrou.

Romão destacou a importância da conquista de tantas medalhas na competição, além do Abrindo Caminhos ficar em terceiro lugar na classificação geral. “Esse resultado é um reflexo positivo do programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa. Agradeço muito ao deputado Jalser Renier por acreditar no meu trabalho, me dando essa oportunidade de comandar essa turma tão dedicada, que só nos enche de orgulho”, ressaltou.

O Núcleo da Assembleia em Alto Alegre participou do campeonato com 25 atletas. O professor de Jiu-Jitsu, Leandro Pacheco, afirmou que o resultado não poderia ser melhor. “Estamos muito felizes. Já participamos de outros campeonatos e conquistamos medalhas. Esse é um trabalho contínuo, mas não visamos somente competir, ganhar medalhas. Reconhecemos que o papel formador do esporte para as crianças e adolescentes do Abrindo Caminhos é de um poder enorme”, disse.

Pacheco comentou que percebe que os alunos estão crescendo como adultos responsáveis, meninos e meninas que respeitam as demais pessoas, as regras e estão sabendo viver de um modo admirável. “São mudanças em casa, na rua, na escola. E não posso deixar de parabenizar o deputado Jalser Renier que ao implantar o Abrindo Caminhos deu um passo importante para a vida de todos os envolvidos nesse processo”, finalizou o professor.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Atletas de Futebol do Abrindo Caminhos participam de partida intermunicipal

A proposta da Assembleia Legislativa de Roraima é aproximar os atletas de todos os Núcleos do Poder Legislativo espalhados em sete municípios de Roraima. E como isso acontece? Através da interação entre os atletas durante partidas amistosas.

Neste final de semana, teve o primeiro jogo de futebol entre os times de Alto Alegre e Boa Vista, categoria Sub-16, na tarde do sábado, 21, no Estádio Municipal, e nem a chuva atrapalhou a empolgação e o desempenho dos meninos.

Conforme explicou o coordenador de Futebol do Abrindo Caminhos, Marco Andrade, a ideia de um intercâmbio esportivo é promover a interação entre os jogadores e observar os talentos que surgem nestas partidas. “A modalidade de futebol está indo muito bem. Os meninos estão se destacando e, com isso, observamos e encaminhamos aos clubes que já sabem desse trabalho que está acontecendo aqui no Estado”, disse.

No Estádio Municipal de Alto Alegre, de um lado o time da cidade, com uniforme azul marinho. Do outro, Boa Vista vestido de laranja e preto. Os atletas, com idade entre 13 e 16 anos, frequentam as aulas do Abrindo Caminhos, em sua maioria, desde o início do programa.

Os meninos estavam ‘com sede de gol’. Aos 20 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol, do time de Boa Vista. Na reação, Alto Alegre marcou o segundo gol da partida. Antes do final do primeiro tempo, a chuva chegou, mas não atrapalhou o jogo. Para o atacante Breno Ryan dos Santos, autor de três gols para Boa Vista, o Futebol tem sido a oportunidade para muitos jovens saírem das ruas e seguirem por um caminho saudável. “Estou há cerca de oito meses e está sendo bom demais. Viemos aqui com a intenção de ganhar”, e realmente, Boa Vista venceu a partida por nove a um contra Alto Alegre.

O autor do único gol da equipe de Alto Alegre, o zagueiro Darlan Silva Pinto, de 14 anos, afirmou que pretende seguir no esporte e fazer carreira. Assim como Breno, ele reforçou a importância social do programa naquele município. “O futebol tira as pessoas da rua para que elas não façam coisas ruins por aí”, complementou.

Atualmente, o programa Abrindo Caminhos em Alto Alegre atende a 206 atletas no Futebol na sede e mais 60 nas Comunidades Indígenas do Raimundão e Sucuba.

“Há dias que as crianças esperavam esse intercâmbio entre as equipes de Boa Vista e aqui de Alto Alegre. A chuva até tentou, mas não conseguiu acabar com a empolgação da criançada”, contou o coordenador do programa no município, Francisco Kléber Alves.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR