Em recente visita a Comunidade Indígena do Anauá, localizada no município de São João da Baliza, Sul do Estado e distante 352 quilômetros de Boa Vista, o deputado Zé Galeto (SD) constatou a ausência do poder público devido à falta de um posto de saúde e de escola naquela região.
Por essa razão, apresentou ao Governo do Estado duas indicações. Segundo ele, hoje cerca de 300 indígenas vivem na localidade sem assistência básica de saúde. Com a estruturação de uma unidade, os moradores da Comunidade Indígena do Anauá terão atendimentos de primeiros socorros. “O que existe lá é uma casinha improvisada, feita de palha. Conversei com o tuxaua e ele fez esse pedido”, explicou.
Na segunda indicação parlamentar, o deputado solicitou a construção de uma escola estadual em alvenaria para comportar aos mais de 120 estudantes. Contou que o prédio atual é feito em madeira, está deteriorado, telhado quebrado, com muitas goteiras, resultado da falta de manutenção.
“Para se adquirir um bom estudo é preciso que tenha um bom colégio, com boa estrutura, tenha merenda de qualidade, pois muitos alunos vão para a escola sem comer e a própria merenda passa a ser a principal refeição do dia”, destacou o deputado, e diz ter esperança de atendimento, por parte do Poder Executivo, de todas as demandas apresentadas.
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR