PREVENÇÃO AO SUICÍDIO – CVV recebe mais de 20 ligações por dia para apoio emocional

Atendimento é disponibilizado 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pela site da instituição

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

Mais que um acolhimento emocional, o CVV (Centro De Valorização da Vida) tem realizado em todo o país, um trabalho de apoio voluntário,sem cunho político ou religioso no combate ao suicídio. Uma das formas de atendimento é por meio do telefone 188, disponível 24 horas por dia para pessoas que precisam conversar. Atuando desde março em Roraima, os voluntários atendem uma média de 21 ligações por dia.

O representante do CVV no Estado, Guilherme Ramos, explica que a procura por acolhimentos tem aumentado devido ao trabalho de divulgação por parte da mídia. “O CVV têm aumentando o número de atendimentos todos os dias. Agora em julho, nós fechamos o mês com uma média de 21 ligações por dia, sendo que em alguns dias, passa de 100 ligações”, conta.

Todo o trabalho realizado pela ONG é feito de forma sigilosa, e além do número 188, as pessoas também podem procurar ajuda por meio do chat ou e-mail no site do CVV www.cvv.org.br. Guilherme ressalta que a escuta é uma forma de auxiliar quem está precisando conversar.  “Qualquer pessoa que estiver triste ou simplesmente sentindo a necessidade de conversar, não hesite, busque ajuda de uma pessoa próxima, um profissional ou no CVV”, conclui.

A Assembleia Legislativa de Roraima é parceira do CVV, que funciona no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 193, próximo ao Hospital Coronel Mota.

CVV – Conhecido também como “Como Vai Você”, o CVV é uma organização não governamental que funciona desde 1962, fazendo atendimentos e acolhimentos gratuitos e de forma sigilosa. Em 2017, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, foi implantado o número 188 para prevenção ao suicídio.  No dia 1º de julho de 2018, a linha 188 chegou aos mais de 5 mil municípios brasileiros de forma gratuita, atendendo 24 horas, todos os dias.

 

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

DIA DOS PAIS – Lojas são obrigadas a trocar presentes apenas em casos de defeito

Se determinado produto estiver quebrado ou não funcionar corretamente, o consumidor tem direito a garantia de até 90 dias

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

Com a chegada do Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto, o Procon Assembleia alerta que é preciso pesquisar bastante até ter certeza do produto adquirido pois, o comércio não é obrigado a fazer a troca, exceto quando a mercadoria apresenta algum defeito.

O advogado do Procon, Samuel Weber, alerta que a troca por motivo de cor, tamanho ou gosto, não é obrigatório. “Contudo se empresa oferta a troca do produto, deve informar ao consumidor como pode realizar o procedimento por escrito, como cartazes ou expresso na nota fiscal”.

Se a mercadoria comprada apresentar defeito, o consumidor pode reclamar para resolver a situação, conforme explica o artigo 26 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC). “Muitos comércios passam a informação errada aos clientes, dizendo que a garantia é de apenas sete dias”, alertou.

No caso de produtos duráveis – que não desaparecem com o tempo – como eletrodomésticos e celulares, a garantia é de até 90 dias. No caso de produtos não duráveis – aquele que acabam depois do uso – como alimentos, pasta de dente, sabonete e outras coisas, o prazo é de 30 dias. Estes prazos devem ser respeitados pelas lojas.

DESISTÊNCIA – Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor pode desistir da aquisição dentro do prazo de sete dias, contando a partir da data de recebimento do produto. Esta desistência não precisa de justificativa para a fornecedora e o reembolso deve ser imediato, com base no artigo 49.

“Muitos desconhecem esse direito. Quando compramos algo pela internet muitas vezes nos arrependemos, pois não podemos pegar ou ver direito. Por conta disso, o consumidor pode cancelar a compra e ter o seu dinheiro de volta. Isso inclui também as vendas pelas redes sociais”.

O advogado observa que na temporada de datas comemorativas, são recebidas poucas demandas de reclamações, pois muitos desconhecem os seus direitos. Quem precisar de orientação pode entrar em contato com o Procon Assembleia pelos telefones 4009-4820/4822/4823/4824/4826 ou ainda pelo e-mail proconassembleia@al.rr.leg.br.  O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na rua Agnelo Bitencourt, 232, Centro.

Vanessa Brito

SupCom ALE-RR