OPORTUNIDADE – Confira as vagas disponíveis para cursos gratuitos na Escola do Legislativo

São ofertados os cursos de informática, espanhol, auxiliar de recursos humanos e interpretação de texto

Foto: SupCom ALE-RR

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, portanto quem deseja se preparar ou expandir os seus conhecimentos, podem procurar a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios Unidade Silvio Botelho.

A instituição está com inscrições abertas para os cursos de informática, auxiliar de recursos humanos, espanhol e interpretação de texto. Ao todo, são ofertadas 558 vagas para a população.

A novidade é que neste mês, a Escola do Legislativo ofertará o curso de inglês na parte da noite. O horário e o número de vagas ainda serão definidos pela instituição. A medida ajuda quem não tem tempo de estudar durante o dia.

Segundo a coordenadora da Unidade, Cristina Mello, os cursos dão oportunidade para a comunidade que deseja aprender ou melhorar o currículo de forma gratuita. “Quem tiver interesse pode se matricular até a primeira semana de aula de cada curso, enquanto houver vagas”.

O interessado deve ter acima de 16 anos, apresentar o comprovante de residência, cópias da carteira de identidade e do CPF (Cadastro de Pessoa Física). A unidade Silvio Botelho, funciona na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1.313, das 7h30 às 22h.

CRONOGRAMA

Disciplina Início Dias Horário C.horária Vagas
Informática intermediária 09/10 Terça e quinta-feira 20h às22h 30h 24
Informática básica 23/10 Terça e quinta-feira 10h às 12h 30h 24
Auxiliar de recursos humanos 22/10 Terça, quarta e sexta-feira 18h às 21h 20h 130
Interpretação de texto 29/10 Segunda-feira 14h às 16h 20h 120
Espanhol Básico 29/10 Segunda-feira 18h às 20h 30h 130
Espanhol Intermediária 30/10 Terça-feira 8h às 10h 30h 130

 

 

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Projeto da LOA 2019 entra em apreciação na Assembleia Legislativa

Casa deve entregar o projeto votado ao Poder Executivo até o dia 30 de dezembro

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), considerada uma das mais importantes para o Estado, já começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A legislação define os investimentos para 2019 em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura, entre outras demandas. O orçamento previsto para 2019 em Roraima é de R$ 3.897.412.712, 7% maior que o deste ano.

O projeto foi recebido pela Assembleia no dia 29 de setembro, e está sendo analisado pela Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle, e também pela Assessoria de Planejamento da Casa. Serão realizadas reuniões para discutir e elaborar a proposição de emendas.

Na primeira reunião haverá a escolha do relator. Após isso, será aberto o prazo de dez dias para os parlamentares apresentarem as emendas individuais, ou seja, propostas por meio das quais os deputados podem interferir na alocação de recursos públicos. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo.

A Casa deve entregar o projeto votado ao Poder Executivo até o dia 30 de dezembro. “Caso a LOA não seja aprovada até o prazo estabelecido, vigora a Lei Orçamentária do ano passado, com acréscimo e ajustes, até que a situação seja resolvida”, esclareceu o superintendente legislativo, Júnior Vieira.

ORÇAMENTO – O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal, composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a LOA.

O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo por quatro anos. Já a LDO é elaborada anualmente para apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da LOA, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

Já a LOA é o orçamento propriamente dito. É nela que os governos municipais, estaduais e federal estimam as receitas e fixam as despesas, ou seja, quanto espera receber e onde será aplicado o recurso que será gasto.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR