Escola no Nova Cidade recebe semana de atividades contra o tráfico humano

Estudantes da Escola Estadual Fagundes Varela recebem ações do projeto “Educar é Prevenir” até a próxima sexta-feira

Foto: SupCom ALE-RR

O Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vitimas de Tráfico de Pessoas, da Assembleia Legislativa, iniciou mais uma edição do projeto “Educar é Prevenir”. A ação iniciou nesta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26) na escola Estadual Fagundes Varelas, localizada no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, onde serão realizadas ações de prevenção junto à comunidade escolar.

De acordo com o coordenador do projeto, Felipe Santos, esse trabalho ajuda a identificar possíveis vítimas e alertar os jovens sobre os perigos existentes dentro e fora dos muros da escola. “Continuaremos com o trabalho na prevenção, atendimento e encaminhamento das vítimas de tráfico de pessoas e suas modalidades”.

Nesta segunda-feira houve a entrega do material utilizado nas atividades, como os folhetos, cartazes, caixas-jaulas (usada para simular uma pessoa presa), banners e vídeos informativos. O cronograma segue nesta terça-feira, com a capacitação da comunidade escolar sobre tráfico de pessoas, tipos mais comuns deste crime e legislação. As palestras serão ministradas pela manhã, das 10h30 às 11h30, e à tarde, das 16h30 às 17h30.

Participam desta primeira ação o corpo gestor, equipe de apoio e os professores. As informações serão repassadas pelos docentes aos estudantes em sala de aula na quarta e quinta-feira. O encerramento do projeto será na sexta-feira, a partir das 16h30, com a presença de representantes da Rede de Proteção, apresentação de trabalhos e uma roda de conversa.

PROJETO – Lançado em junho de 2016, o projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Roraima por meio da Procuradoria Especial da Mulher já percorreu 25 escolas na Capital e no Interior do Estado, com palestras educativas e orientações a servidores e estudantes. A equipe é composta por advogados, internacionalista, enfermeira, assistente social, psicólogo e grupo de apoio.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

ABRINDO CAMINHOS – Professor conquista primeiro lugar em campeonato internacional de jiu-jitsu

O atleta participou do campeonato pela primeira vez e conquistou três medalhas

 

Foto: SupCom ALE-RR

O professor do programa Abrindo Caminhos no município de Mucajaí, Ítalo Campos, conquistou o título de campeão absoluto faixa marrom, na 6ª edição do Manaus Internacional Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship. O evento foi realizado no último fim de semana, na Arena Poliesportiva do Amazonas Amadeu Teixeira.

Foi a primeira vez que Ítalo participou desta competição e já na estreia levou o título de campeão absoluto, após conquistar o segundo lugar na categoria marrom, pesadíssimo na modalidade GI e No-G1, eventos com e sem kimono. “Para determinar o melhor lutador, os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, lutam de novo, pelo sistema chaveamento até sair o campeão”, explicou.

O evento reuniu 800 atletas, entre jovens e adultos do Brasil e de outros países e foi realizado pela Federação Brasileira Internacional de Jiu-jtsu (IBJJF) e Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ), em parceria com a Federação de Jiu-jitsu do Amazonas (FJJAM). “Foi um prazer levar a bandeira do Abrindo Caminhos e também representar o Estado de Roraima”.

Para alcançar essas conquistas, o professor treinou por três meses, de segunda a sábado. “A competição exige muito preparo físico, pois são dois dias de luta, e eu tinha a convicção que a vitória era possível. Graças a Deus saí com três medalhas, sendo uma delas de ouro”.

Ítalo pretende participar de duas competições estaduais neste ano, e irá levar atletas do Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima em Mucajaí, que possui 150 alunos de 5 a 17 anos que treinam nesta modalidade.

ABRINDO CAMINHOS – O programa da Assembleia Legislativa de Roraima é voltado para crianças e adolescentes de baixa renda e oferta atividades como balé, teatro, ginastica rítmica e entre outros. Quem se interessar por mais informações pode entrar em contato pelo telefone 0800-095-0047.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Bailarino do Abrindo Caminhos será primeiro aluno de Roraima a integrar o balé Bolshoi

O menino percorreu quase 5 mil quilômetros para participar das seletivas na única filial da famosa escola russa

Foto: Divulgação/Confraria da Fotografia


Vinicius Saturnino, aluno de balé do programa Abrindo Caminhos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa, é o mais novo orgulho de Roraima. O bailarino de 9 anos garantiu uma vaga na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, uma das mais renomadas do mundo. O garoto disputou a seleção nacional em três dias de audição com a participação de 800 crianças.

Neste domingo (21) foi realizada a última etapa, quando Vinicius concorreu e foi aprovado para uma das 20 vagas disputadas por 50 meninos. A seletiva foi realizada em Joinville, em Santa Catarina desde a última sexta-feira (19). As aulas iniciam em fevereiro de 2019.

Dois dias antes de embarcar para o sul do País, Vinicius afirmou que tinha certeza que seria selecionado para a Escola do Bolshoi no Brasil. “Estou muito feliz por ter conseguido essa vaga. Agradeço o apoio do deputado Jalser, da dona Cinthya, minha família, a minha professora [Isaníra Menezes] e a tia Vivi [Viviane Lima, coordenadora do programa Abrindo Caminhos], que acreditam muito em mim”, disse Vinicius.

Emocionada, a mãe do bailarino, Rosane Saturnino, ficou impressionada com a autoconfiança do filho. “Nesses três dias de audição não percebi ele nervoso, só ansioso para fazer o teste. Quando saia ele falava ‘vou passar’”, completou. Ela disse ainda que Vinicius conseguiu alcançar um objetivo que muitas crianças desejam e que essa conquista vai servir de exemplo para todos.

Vínicius é natural do Paraná e mora em Roraima desde o ano passado. Rosane contou que a família agora está analisando duas possibilidades: a de ele morar em uma casa social ou a família se mudar de Boa Vista para a cidade catarinense, para acompanhar o filho durante oito anos como aluno do Bolshoi. “Provavelmente nossa família mudará para Santa Catarina” frisou. Os dois chegarão a Boa Vista nesta terça-feira (23).

Essa conquista é resultado da dedicação de Vinicius, que entrou na turma do balé no início deste ano. “Lembro como se fosse hoje, a mãe dele, Rosane, me dizendo que ele não queria fazer balé, mas fez uma primeira aula e se apaixonou. Passados alguns dias de aula, o Vinicius mostrava um grande talento para a dança. Ele é um menino que aprende tudo muito rápido, e o talento dele permite uma evolução melhor. Ele é merecedor dessa conquista”, comentou a professora de balé do Abrindo Caminhos, Isnaíra Menezes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), disse que está muito feliz com a conquista de Vinicius. “Destaco o empenho e a importância de toda a equipe nesse resultado. O programa Abrindo Caminhos vem cumprindo sua missão, que é ajudar na formação educacional de nossas crianças e adolescentes, lhes dando a oportunidade de realizar seus sonhos”.

SupCom ALE-RR