Ação ajuda mulheres que perderam os cabelos após quimioterapia a recuperarem a autoestima
Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR
O Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) aderiu, pelo segundo ano, à campanha “Doe Lenços”, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais). Serão arrecadados lenços e cabelos, como parte da campanha Outubro Rosa.
Novidade para esta edição, a arrecadação de cabelos para confecção de perucas será destinada para crianças, jovens e adultos acometidos pelo câncer e que perderam os cabelos por causa da quimioterapia.
Os interessados em colaborar com a campanha podem depositar as doações em uma caixa na sede do Chame, localizada na rua Coronel Pinto, nº 524, no Centro de Boa Vista, das 7h30 as 13h30, até o dia 29 de outubro. O prédio fica atrás da Assembleia Legislativa de Roraima.
Os lenços arrecadados serão destinados à Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), para distribuição às pacientes. Já os cabelos para confecção das perucas serão enviados pela Procuradoria Especial da Mulher a instituições de fora do estado pelos Correios.
De acordo com a procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), além da contribuição com itens específicos da campanha, é importante que as mulheres tenham mais cuidado com a saúde e façam o exame da mama.
“Não basta doar lenços e nem ter esse gesto de doar os cabelos. Fazer o exame de mama e participar, efetivamente, da campanha é cuidando de si mesmo primeiro”, complementou Lenir.
Em relação ao cabelo, a parlamentar – que recentemente deu o exemplo e fez a doação – orienta as interessadas a procurarem um profissional que saiba fazer o corte adequado.
Em 2017, de acordo com informações da Unale, quase todas as Casas Legislativas do país aderiram à campanha e somaram mais de dois mil lenços doados.
YASMIN GUEDES
SupCom ALE-RR