CONCURSO – Escola do Legislativo abre inscrições em preparatório para Polícia Civil

Unidade ofertará curso gratuito com o conteúdo previsto no edital

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Interessados em estudar para o concurso da Polícia Civil, cujas provas estão previstas para fevereiro de 2019, podem aproveitar o curso preparatório oferecido pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas a partir desta terça-feira (6).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho. Para se inscrever, os interessados devem apresentar originais e cópias de documentos pessoais como Carteira de Identidade, ou outro documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além de números de telefone para contato.

O material é disponibilizado pela Escola do Legislativo para acompanhamento das aulas, que iniciam no próximo dia 19 e vão até 21 de dezembro. Haverá um recesso, com retorno no dia 7 de janeiro de 2019. Serão disponibilizadas 200 vagas em cada turma, sendo uma das 8h às 12h e outra das 18h às 22h.

“Abriremos na próxima terça-feira [6 de novembro] o preparatório para o concurso da Polícia Civil e também faremos uma revisão para o concurso da Polícia Militar que será no dia 9 de dezembro”, detalhou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina de Mello.

Confira as disciplinas disponibilizadas:

MATUTINO
DISCIPLINA DIA HORÁRIO
Química Seg – 19 e 26/11 8h – 10h
Atendimento ao Público Seg – 03, 10 e 17/12 8h – 10h
Física Seg – 07 e 14/01/19 8h – 10h
Biologia e Biossegurança Seg – 21, 28/01 – 04 e 11/02/19 8h – 10h
Noções Direito Constitucional SEG 10h – 12h
Arquivologia TER 8h – 10h
Noções Processo Penal TER 10h – 12h
Legislação Extravagante QUA 8h – 10h
10h – 12h
Português e Redação QUI 8h – 10h
Noções de Informática QUI 10h – 12h
Noções Direito Administrativo SEX 8h – 10h
Noções Direito Penal SEX 10h – 12h

NOTURNO
DISCIPLINA DIA HORÁRIO
Legislação Extravagante SEG 18h – 20h
20h – 22h
Noções de Informática TER 18h – 20h
Química TER – 19 e 26/11 20h – 22h
Atendimento ao Público TER – 03, 10 e 17/12 20h – 22h
Física TER – 07 e 14/01/19 20h – 22h
Biologia e Biossegurança TER – 21 e 28/01; 04 e 11/02/19 20h – 22h
Noções Direito Penal QUA 18h – 20h
Noções Processo Penal QUA 20h – 22h
Direito Constitucional QUI 18h – 20h
Arquivologia QUI 20h – 22h
Português e Redação SEX 18h – 20h
Noções Direito Administrativo SEX 20h – 22h

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Novos voluntários fazem atendimento em serviço de prevenção ao suicídio

Centro de Valorização da Vida conta com o apoio de colaboradores para promover atendimentos 24 horas

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

O Centro de Valorização da Vida (CVV), que disponibiliza apoio emocional para prevenção ao suicídio, atende em média 50 ligações por plantão, pelo número 188. Esse atendimento é feito atualmente por 17 voluntários, 12 oriundos de uma seleção feita em setembro. Os novos colaboradores já estão em fase de testes nos atendimentos.

A coordenadora local do CVV, Elizabete Brito, explicou que os novos voluntários estão no plantão, mas sendo diretamente monitorados. Dentro de 90 dias haverá uma troca de experiências, para que eles falem sobre suas vivências dentro do plantão. Essa triagem final permitirá adequar cada voluntário de acordo com aptidões e habilidades de cada um, para saber se eles realmente têm perfil para serem plantonistas. “Eles podem optar em ficar no plantão ou serem apenas voluntários no serviço de apoio”, explicou.

O número 188 é um serviço gratuito que abrange todo o território nacional. Os plantonistas em Boa Vista podem atender ligações de todo o Brasil. “Nem sempre uma pessoa de Boa Vista que liga para o CVV será atendida por um plantonista de Boa Vista. Essa ligação poderá cair em qualquer outra unidade da Federação”, esclareceu, ao salientar que o atendimento é totalmente sigiloso.

O serviço prestado pelo CVV funciona todos os dias, das 7h às 23h. Cada voluntário tem um plantão por semana. “Ainda não temos no Estado o plantão corujão, que vai das 23h até às 7h, mas a meta é implantarmos. No ano que vem vamos fazer mais seleção de voluntários”, disse.

Elizabete salientou que o Centro atende todas as faixas etárias, mas que há um índice significativo de atendimentos a idosos e adolescentes. Há também quem procure o CVV apenas para relatar um momento de felicidade.

“É importante informar que não só procura o CVV aquelas pessoas que estão desesperadas, querendo cometer um suicídio. Tem pessoas que ligam para contar suas vivências, dizer que estão felizes porque um filho se formou, e que até fez um bolo. Elas querem compartilhar com alguém. São várias histórias”, afirmou.

CVV – Em Roraima o Centro de Valorização da Vida funciona com a parceria da Assembleia Legislativa de Roraima por meio da Procuradoria Especial da Mulher, que cede o espaço para ponto de apoio, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 193, próximo ao Hospital Coronel Mota. Os interessados podem buscar mais informações no site https://www.cvv.org.br.

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

CORAL – Alunos de Iracema intensificam ensaios para apresentações de fim de ano

Aulas ajudam no desenvolvimento escolar e disciplina de crianças e adolescentes

 

Foto: H. Emiliano/SupCom ALE-RR

Em Iracema, a 93 quilômetros de Boa Vista, 80 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos participam das aulas de coral no Núcleo da Assembleia Legislativa no município. Com a proximidade das festas de final de ano, como Natal, confraternizações e Ano Novo, os ensaios estão cada vez mais intensos.

Raquel Martins da Silva, de 12 anos, é uma das alunas do coral, que faz parte do programa Abrindo Caminhos. Ela diz que o coração está acelerado, mas acredita que tudo sairá dentro da expectativa.  “Meu coração acelera, sei que todos nós ficaremos nervosos, mas tudo dará certo”, disse Raquel ao garantir que ela e os colegas capricham para tudo sair bonito.

A modalidade, segundo Raquel, a ajudou no desenvolvimento da voz. “Eu não sabia que tinha algumas funções na minha voz e acabei descobrindo que sou muito boa no canto”, contou, de forma orgulhosa.

Cantar, brincar e disciplina foram três pontos destacados pela aluna Clara Eduarda Dias, de 8 anos. Ela contou que a professora Taywana Panta é dedicada nas aulas e que tem aprendido muito na arte do canto. “Ela ensina muitas coisas pra gente, ela faz brincadeiras e aqui aprendi a me comportar”, frisou.

Os preparativos para as apresentações, de acordo com Taywana, iniciaram em agosto. “Todo esse tempo é para que saia bem feito, o coral afinado e que todo o público possa se emocionar com a nossa apresentação”, afirmou. Para isso, ela usa de dinamismo com as crianças e adolescentes para deixá-los mais à vontade na sala. “Na brincadeira eles aprendem a serem mais sérios, ficam mais concentrados e têm mais gostos pelas aulas”, disse a professora.

Entre os resultados do coral na vida destas pessoas, destacou Taywana, está o desenvolvimento das crianças e adolescentes na escola regular. “Muitos pais me agradecem por causa disso, pois os filhos estão mais concentrados, com postura, com disciplina e eu cobro muito isso deles aqui”, pontuou.

A coordenadora do Núcleo da Assembleia Legislativo, Mara Cadete, informou que o Coral do Abrindo Caminhos é um dos cursos mais procurados na instituição. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e das 13h30 às 18h, na rua Doutor Bernardo Saião, sem número, no Centro de Iracema.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR