NÚCLEO CARACARAÍ – Aberto período de rematrículas para o programa Abrindo Caminhos

Em 2018, aproximadamente mil alunos da região foram matriculados em uma das modalidades oferecidas pelo programa

Foto: Lucas Almeida / SupCom ALE-RR

Pais ou responsáveis que desejam manter alunos inscritos nas modalidades do programa Abrindo Caminhos do Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí devem procurar a secretaria da instituição para fazer a rematrícula até o dia 10 de fevereiro. A unidade está localizada na rua Presidente Kennedy, no Centro, e funciona das 7h30 às 18h30.

Segundo a coordenadora da Unidade, Vaninha Andrade, quem tem cadastro precisa comparecer para confirmar a participação no programa. Aqueles que tenham mudado endereço, deixado de levar alguma documentação ou trocado de número de telefone, precisam apresentar os comprovantes.

O programa Abrindo Caminhos em Caracaraí atende crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, nas modalidades de balé, coral, futebol, taekwondo e zumba, tanto na sede do município, quanto na vila Vista Alegre. Em 2018, foram registrados aproximadamente mil alunos matriculados em toda a região.

Em um ano de funcionamento, o núcleo tem sido procurado frequentemente pelos moradores. “A população está muito satisfeita com o resultado, algo muito valioso para cidade”, acrescentou.

O depoimento da coordenadora foi reforçado pela comerciante Noceli Magalhães, que procurou o Núcleo para confirmar a participação dos filhos nos cursos da Assembleia Legislativa na cidade. A filha de sete anos participa do coral e balé, enquanto o menino, de 8 anos, pratica futebol e taekwondo. “Além deles, matriculei minha filha de 13 anos na informática”, pontuou. Há um ano, ressaltou a comerciante, a juventude de Caracaraí não tinha opção de ocupação quando não estavam na escola.

Segundo ela, o resultado disso foi a mudança dentro e fora de casa. “As aulas são importantes e você vê isso no desenvolvimento do filho e no querer deles. Tanto em casa, quanto na escola, a vida deles mudou. Aqui eles integram com outras crianças, têm compromisso com horário, convidam outras crianças para participar”, frisou a mãe.

AÇÕES EM CARACARAÍ – Ainda em 2018, 353 pessoas concluíram os cursos de inglês, espanhol e informática (todos os níveis) em Caracaraí, pela Escola do Legislativo. Os aulões preparatórios para concurso público tiveram a participação de 500 pessoas. Outras 119 participaram de oficinas e workshops, como “Arte de Falar em Público”, “Como preparar um Alimentação Saudável”, “Empreendedorismo do Futuro”, “Ovo de Páscoa”, entre outros.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Evangelista Siqueira afirma que lutará pelo enquadramento dos professores

Parlamentar também pretende reforçar as políticas de prevenção da depressão e valorização da vida

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

O deputado Evangelista Siqueira (PT), reeleito com 3.051 votos, disse que a principal bandeira de luta para este mandato será o enquadramento dos professores da rede pública estadual de ensino.

“Trabalhei arduamente em prol da nossa categoria da Educação no primeiro mandato intermediando conflitos, greves, apontando caminhos, na construção de carreira e do enquadramento dos professores no plano que ainda não aconteceu em sua totalidade”.

Evangelista afirma ainda que pretende continuar o trabalho social de prevenção ao suicídio. “Quero trabalhar em ações que vão reafirmar o que nós fizemos no primeiro mandato, na prevenção ao suicídio, e dar continuidade a nossas ações e projetos para o próximo mandato”, afirmou.

Ele acredita que os ciclos de palestras nas escolas aliados às audiências públicas e a caminhada pela vida contribuíram para a redução dos índices de suicídio. “Lutamos pela valorização da vida, e os dados do suicídio em Roraima caíram. Acredito que tenha uma semente do nosso trabalho, me reconduzindo a um segundo mandato, sinal de que o trabalho que fizemos trouxe reflexo e benefícios para a população roraimense”, observou.

No último mandato, Evangelista Siqueira integrou as comissões de Educação, Desportos e Lazer; de Defesa do Consumidor e Contribuinte; de Políticas Indigenistas; de Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso; e presidiu a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa.

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR