ALTO ALEGRE – Núcleo abre inscrições para cursos da Escola do Legislativo e programa Abrindo Caminhos

O início das atividades na sede e comunidades vizinhas está previsto para o dia 11 de fevereiro

Foto: SupCom ALE-RR

As atividades do Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima em Alto Alegre estão com inscrições abertas para cursos de capacitação, ofertadas pela Escola do Legislativo, e educacionais, por meio do programa Abrindo Caminhos. O retorno das aulas está previsto para o dia 11 de fevereiro.

Em 2018, tanto a sede quanto as comunidades vizinhas foram atendidas com as atividades e, ao todo, mais de 5 mil pessoas foram contempladas pelas ações do Poder Legislativo. Nesse ano, a novidade é a extensão dos programas para a Vila Reislândia, na região conhecida como Paredão.

As inscrições são gratuitas, os interessados devem procurar o núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, localizado na Avenida João XXIII, s/n, no centro do município.  Mais informações pelo telefone 0800 095 0047.

Confira os locais e os cursos ofertados: Sede

Abrindo Caminhos Escola do Legislativo
Ginástica Rítmica Inglês: básico e intermediário
Jiu-jitsu Espanhol: básico e intermediário
Futebol Informática: básico, intermediário e avançado
Coral infantojuvenil
Coral de idosos
Aulas de violão
Zumba

Extensão do núcleo na Comunidade Indígena do Sucuba:

Abrindo Caminhos Escola do Legislativo
Futebol Inglês: básico e intermediário
Jiu-jitsu Espanhol: básico e intermediário
Zumba

Extensão do núcleo na Comunidade Indígena da Vila Recrear:

Abrindo Caminhos
Futebol
Jiu-jitsu

Extensão do núcleo na Vila Reslândia: (Paredão)

Abrindo Caminhos Escola do Legislativo
Futebol Inglês
Jiu-jitsu Espanhol
Ginástica Rítmica Informática: básico

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

NÚCLEO DE CARACARAÍ – Escola do Legislativo oferta vagas para cursos de inglês, espanhol e informática

As aulas iniciarão no dia 11 de fevereiro, com oferta de mais de 100 vagas

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

O Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, está com inscrições abertas para os cursos Inglês Básico e Intermediário, Espanhol e Informática básica. Os interessados podem procurar o prédio localizado na rua Presidente Kennedy, Centro, das 7h30 às 18h30.

As aulas, desenvolvidas pela Escola do Legislativo, iniciarão no dia 11 de fevereiro, com turmas das 18h às 20h e das 20h às 22h, de forma gratuita. Foram disponibilizadas mais de 100 vagas para o público com idade a partir de 17 anos. “Para efetuar a inscrição é preciso apresentar, no ato da matrícula, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Aos menores de 18 anos, é preciso a documentação dos pais ou responsável”, explicou a coordenadora do núcleo, Vaninha Andrade.

Oriunda da cidade de Maturín, na Venezuela, a dona de casa Nathaly Maestre, procurou a unidade para se matricular na turma de Inglês Básico, uma das oportunidades encontradas para aprimorar o currículo. “Não temos muitas opções, pois muitos documentos da Venezuela não valem aqui [no Brasil]”, citou.

Além do Espanhol, a língua materna, Nathaly aprendeu o Português e agora acrescentará o Inglês. “Na hora de viajar para outro lugar terei uma base para trabalhar e quando se fala outro idioma se abrem muitas portas”, complementou a estrangeira. Este será o primeiro curso de Nathaly no Núcleo da Assembleia Legislativa de Caracaraí.

Para quem não pode estudar à noite, a instituição oferece ainda 24 vagas para Inglês, Espanhol e Informática, nos níveis Kids e Básico, no período da manhã e a tarde.

Confira o cronograma de cursos para o período noturno da Escola do Legislativo em Caracaraí:

Curso Dias da semana Horário
Informática Básica Segunda e Quarta 18h às 20h
Informática Intermediária Segunda e Quarta 20h às 22h
Informática Básica Terça e Quinta 18h às 20h
Informática Intermediária Terça e Quinta 20h às 22h
Inglês Básico Segunda e Quarta 18h às 20h
Inglês Intermediário Segunda e Quarta 20h às 22h
Espanhol Intermediário Terça e Quinta 18h às 20h

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

CONCURSO PRF – Abertas inscrições para último Aulão da Aprovação na Escola do Legislativo

Serão ministradas cinco disciplinas com a oferta de 400 vagas

 

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

 

Faltando menos de dez dias para aplicação das provas do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho está com inscrições abertas para o último Aulão da Aprovação, realizado nesta sexta-feira (25) e no sábado (26).

A unidade vem promovendo aulas preparatórias aos finais de semana desde o mês passado, para atender aos candidatos em preparação para o concurso da PRF, com a participação de mais de 280 pessoas. “Desde o primeiro aulão, os alunos estão se preparando bastante, resolvendo as questões com base no edital para melhor desempenho no dia das provas”, explicou a coordenadora da Escola, Cristina Mello.

Na sexta-feira (25), das 18h às 22h, serão ofertadas as disciplinas de raciocínio lógico e legislação especial. No sábado (26), das 14h30 às 17h30, as aulas serão sobre legislação de trânsito, Direito Constitucional e Penal. Para cada dia, são disponibilizadas 200 vagas.

A programação é aberta para a comunidade. As inscrições podem ser feitas na Escola do Legislativo até o dia do evento, de forma gratuita. Os interessados devem apresentar um documento original com foto. A instituição fica na rua Sólon Rodrigues Pessoas, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho, e funciona das 8h às 22h.

Para melhor acompanhamento das aulas, os participantes receberão o material de forma gratuita. As disciplinas são ministradas de acordo com o conteúdo do edital. Mais informações podem ser obtidas diretamente na escola ou pelos telefones 98402-3402 e 0800 095 0047. 

Confira a programação do Aulão da Aprovação:

Sexta-feira

Horário

Professor

Raciocínio lógico

18h às 20h

Estefânia Nascimento

Legislação especial

20h às 22h

Lausson Magalhães

Sábado

 

 

Legislação de trânsito

14h30 às 15h30

Adriny Sabrina

Direito constitucional

15h30 às 16h30

Claúdio Vieira

Direito penal

16h30 às 17h30

Claúdio Vieira

 

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

OPERAÇÃO ACOLHIDA – Deputados discutem políticas para gestão da crise migratória

Em reunião com o comandante da ação que atende imigrantes venezuelanos, os deputados se disponibilizaram a colaborar para amenizar os efeitos da crise

 

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

Uma comissão de deputados estaduais se reuniu na tarde desta quarta-feira (23) com o comandante da Operação Acolhida, general Carlos Alberto Maciel Teixeira, na Assembleia Legislativa de Roraima.  Durante o encontro, os deputados discutiram sobre o trabalho de acolhimento dos imigrantes venezuelanos.

O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSB), com a participação dos deputados Jeferson Alves (PTB), Gabriel Picanço (PRB), Neto Loureiro (PMB), Renato Silva (PRB), Aurelina Medeiros (PODE), Ione Pedroso (SD), Catarina Guerra (SD), Nilton do Sindpol (PATRI) e Renan Filho (PRB).

Jânio Xingu ressaltou a importância da visita do comandante da Operação Acolhida ao Poder Legislativo. “A Assembleia Legislativa está à disposição para, de alguma forma, ajudar a amenizar a situação dos venezuelanos”, disse.

Durante a conversa, o deputado Jeferson Alves ressaltou a necessidade de haver registros sobre o número exato de imigrantes em Roraima e critérios claros no processo de interiorização. “Só encaminham para outros Estados os venezuelanos com qualificação, enquanto isso, os outros ficam aqui”.

A deputada Aurelina Medeiros falou sobre problemas na Saúde, como a falta de medicamentos e materiais para atendimentos aos pacientes, principalmente no Hospital Geral de Roraima. Na Educação, a parlamentar apontou para a ausência de vagas para os estudantes, o que o Governo do Estado alega ser reflexo da sobrecarga devido ao atendimento de venezuelanos. “Vivemos um drama e a tendência é piorar. Nunca recebemos ajuda do Governo Federal, a não ser para atender o trabalho que eles estão fazendo aqui [Operação Acolhida]”, frisou a parlamentar.

Teixeira acompanhou todas as demandas apresentadas pelos deputados e o que mais preocupa no momento, segundo ele, são os problemas na Saúde. “A nossa preocupação é organizar e fazer com que o Estado tenha uma vida normal e não seja afetado pelo País vizinho”, pontuou.

Designado ao Estado para substituir o secretário da Fazenda, general Eduardo Pazuello, o general Carlos Alberto Maciel Teixeira já esteve em Roraima em outras missões, como a de comandar o 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) nos anos de 2003 e 2004 e pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal, onde prestou apoio logístico ao Estado.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR