Pular para o conteúdo

OPERAÇÃO ACOLHIDA – Deputados discutem políticas para gestão da crise migratória

Em reunião com o comandante da ação que atende imigrantes venezuelanos, os deputados se disponibilizaram a colaborar para amenizar os efeitos da crise

 

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

Uma comissão de deputados estaduais se reuniu na tarde desta quarta-feira (23) com o comandante da Operação Acolhida, general Carlos Alberto Maciel Teixeira, na Assembleia Legislativa de Roraima.  Durante o encontro, os deputados discutiram sobre o trabalho de acolhimento dos imigrantes venezuelanos.

O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSB), com a participação dos deputados Jeferson Alves (PTB), Gabriel Picanço (PRB), Neto Loureiro (PMB), Renato Silva (PRB), Aurelina Medeiros (PODE), Ione Pedroso (SD), Catarina Guerra (SD), Nilton do Sindpol (PATRI) e Renan Filho (PRB).

Jânio Xingu ressaltou a importância da visita do comandante da Operação Acolhida ao Poder Legislativo. “A Assembleia Legislativa está à disposição para, de alguma forma, ajudar a amenizar a situação dos venezuelanos”, disse.

Durante a conversa, o deputado Jeferson Alves ressaltou a necessidade de haver registros sobre o número exato de imigrantes em Roraima e critérios claros no processo de interiorização. “Só encaminham para outros Estados os venezuelanos com qualificação, enquanto isso, os outros ficam aqui”.

A deputada Aurelina Medeiros falou sobre problemas na Saúde, como a falta de medicamentos e materiais para atendimentos aos pacientes, principalmente no Hospital Geral de Roraima. Na Educação, a parlamentar apontou para a ausência de vagas para os estudantes, o que o Governo do Estado alega ser reflexo da sobrecarga devido ao atendimento de venezuelanos. “Vivemos um drama e a tendência é piorar. Nunca recebemos ajuda do Governo Federal, a não ser para atender o trabalho que eles estão fazendo aqui [Operação Acolhida]”, frisou a parlamentar.

Teixeira acompanhou todas as demandas apresentadas pelos deputados e o que mais preocupa no momento, segundo ele, são os problemas na Saúde. “A nossa preocupação é organizar e fazer com que o Estado tenha uma vida normal e não seja afetado pelo País vizinho”, pontuou.

Designado ao Estado para substituir o secretário da Fazenda, general Eduardo Pazuello, o general Carlos Alberto Maciel Teixeira já esteve em Roraima em outras missões, como a de comandar o 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) nos anos de 2003 e 2004 e pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal, onde prestou apoio logístico ao Estado.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas