Deputadas assinam moção de repúdio contra prefeitura de Boa Vista

TV Assembleia entrevistou, com exclusividade, a vítima de agressão cometida por fiscal da Emhur

Foto: SupCom ALE-RR

Nesta quarta-feira (20) um vídeo que circulou pelas redes sociais chocou os boa-vistenses por vários motivos: as imagens mostram que além de ter a habitação demolida, a senhora Rosimary da Silva Fagundes, de 45 anos, foi gratuitamente agredida por um fiscal da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), momento presenciado por um guarda municipal que permaneceu inerte. A conduta destes profissionais motivou a Assembleia Legislativa a aprovar uma moção de repúdio contra a prefeitura de Boa Vista.

O documento, assinado pelas seis deputadas estaduais, foi apreciado em sessão plenária nesta quinta-feira (21). Conforme a moção, a atuação foi, no mínimo, desproporcional, violando a dignidade humana preceituada na Constituição.

O assunto repercutiu entre os deputados, que se manifestaram contra a medida. Quem iniciou o debate foi o deputado estadual Jeferson Alves (PTB), durante discurso na tribuna. As deputadas Tayla Peres, Ione Pedroso (SD), Catarina Guerra (SD), Lenir Rodrigues (PPS), Betânia Medeiros (PV) e Aurelina Medeiros (Pode) afirmarem que se sentiram violadas enquanto mulheres, momento em que cobraram punição aos envolvidos.

A deputada Betânia Medeiros (PV), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, afirmou que a prefeita de Boa Vista precisa se posicionar sobre o caso. “Em pleno século 21 não vamos permitir esse tipo de conduta. A prefeita tem que se pronunciar. Essa Casa, em especial a Comissão da Mulher, quer uma resposta da prefeita, que também é mulher e responsável pela conduta dos fiscais”.

TV ALE

Todos os detalhes sobre o ocorrido serão exibidos na TV Assembleia – canal 57.3. Os repórteres Daniela Meller e Claudinei Sampaio entrevistaram, com exclusividade, a vítima da agressão, e contam os detalhes da história. A reportagem será exibida nesta quinta-feira (21), a partir das 18h, no jornal Assembleia Informa e também estará disponível na página da Assembleia Legislativa no Facebook e Youtube.

YANA LIMA