VISITA À FRONTEIRA – Comissão da Assembleia Legislativa encaminhará relatório ao governo federal

Após visita a Pacaraima, membros da comissão de Direitos Humanos reuniram as informações a serem enviadas ao Congresso e Presidência da República

As informações e dados colhidos durante a visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima no último sábado (23) na fronteira do Brasil com a Venezuela, na cidade de Pacaraima, constarão em um relatório a ser encaminhado para autoridades competentes em âmbito nacional.

Para ajustar os detalhes, os membros da Comissão se reuniram na tarde desta terça-feira (26) para pontuar as situações e possíveis soluções, as quais já foram apresentadas ao ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Conforme a presidente da Comissão, deputada Catarina Guerra (SD), o conteúdo do relatório terá informações sobre problemas na Saúde e Segurança pública, coletados junto ao prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, e junto a familiares de brasileiros impedidos de atravessar a fronteira.

“Combinamos aqui de elaborar um relatório mais completo, com as informações colhidas desde sexta-feira, para poder oficializar as autoridades competentes”, frisou a parlamentar, que afirma estar esperançosa por uma resposta positiva do Governo Federal.

O relator, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), informou que o material será encaminhado para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, do Senado, ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, e à Presidência da República. “Estamos pedindo providências no sentido de apoio para que a gente encontre uma solução pacífica”, complementou.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias, Legislação Participativa do Poder Legislativo de Roraima é composta pelos deputados Catarina Guerra – presidente; Evangelista Siqueira (PT) – vice; Betânia Medeiros (PV), Soldado Sampaio e Ione Pedroso (SD) como membros.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Diego Dantas/Assessoria Parlamentar