SEMANA DO CONSUMIDOR – Procon leva informações aos centros comerciais de Boa Vista

Programação seguirá até sexta-feira, 15 de março, Dia Nacional do Consumidor com ação na Feira do Produtor

Na próxima sexta-feira, dia 15, é comemorado o Dia Nacional do Consumidor. Em alusão à data uma equipe do Procon Assembleia está realizando nesta semana uma caminhada, para levar informações aos lojistas e consumidores dos centros comerciais de Boa Vista.

Hoje (12) foi a vez do centro comercial da avenida Ataíde Teive, zona Oeste da cidade. Foram entregues panfletos com as principais informações relativas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A ação visa também equilibrar as relações de consumo.  Para o Procon Assembleia, o ideal é que consumidores e fornecedores possam resolver eventuais pendências comerciais sem a necessidade de recorrer ao Procon ou ao Judiciário, mas cumprindo o que determina o Código.

Conforme a programação, amanhã será no Centro Comercial da rua Solon Rodrigues Pessoa, antiga N-5, bairro Pintolândia, e no dia seguinte na rua Estrela Dalva, bairro Raiar do Sol, encerrando na sexta-feira na Feira do Produtor, bairro São Vicente. “Este ano elaboramos um panfleto com os direitos básicos do consumidor. De posse deste, a pessoa terá mais conhecimento e saberá reivindicar seus direitos. No encerramento vamos montar uma tenda para atender o produtor rural, uma classe menos beneficiada por morar distante do município do Boa Vista”, afirmou Eumaria Aguiar, diretora do Procon Assembleia.

O frentista Derek Jorge de Souza Faria avalia a ação como importante porque municia o consumidor de informações. “O brasileiro não tem o hábito de pesquisar, então esse tipo de informação otimiza o conhecimento. Uma ação dessa faz até com que os proprietários das lojas fiquem em alerta, sabendo que Roraima também está preocupado com os seus consumidores”, avaliou.

A vendedora Ana Kelly Andrade ressaltou que ações que disseminam conhecimento sempre ajudam a mudar a vida das pessoas. “Às vezes as pessoas têm o direito violado e não têm esse conhecimento, por isso é importante saber desses direitos, assim como é importante também levar aos consumidores dos bairros mais afastados do centro”, recomendou.

A gerente de uma das lojas visitadas, Aline Pereira Barbosa, disse que todos são orientados a respeitar os direitos dos clientes. “Sempre oriento aos vendedores sobre como devem proceder na troca de mercadorias, para que informem o cliente que não se faz troca ou devolução do dinheiro pelo simples fato de desistir do produto”, contou ela que também ficou sabendo das palestras disponibilizadas pelo órgão, que tem o intuito de qualificar vendedores e lojistas. “Vou entrar em contato com o Procon para agendar uma palestra para orientar os vendedores sobre o direito do consumidor”, concluiu.

Texto: MARILENA FREITAS

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Escola do Legislativo inicia nesta semana dois cursos e ainda há vagas

Foto: SupCom ALE-RR

Para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho, novas turmas dos cursos de Gestão de Pessoas e Marketing para Redes Sociais iniciam nesta semana na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Sílvio Botelho. Na próxima segunda-feira (18) iniciará a turma de Educação Especial. Ainda há vagas.

Por conta da procura, essa é a segunda vez que a instituição oferta essas capacitações. E para atender toda a comunidade, as aulas serão em horários opostos às turmas ofertadas anteriormente. Tanto os cursos quanto o material didático utilizado no decorrer das aulas são totalmente gratuitos.

Os interessados podem se matricular até o início das aulas, conforme explicou a diretora da instituição de ensino, Cristina Mello. Com carga horária de 20h, as aulas de Gestão de Pessoas, iniciarão na próxima quarta-feira (13), das 18h30 às 21h30. Outra excelente oportunidade para o mercado de trabalho é o curso de Marketing para Redes Sociais, com carga horária de 15 horas, iniciará na quinta-feira (14), das 14h30 às 17h30. Educação Especial, com carga horária de 20 horas, iniciará na segunda-feira (18) e será realizado no período da manhã, das 8h30 às 11h30.

Esse curso está sendo promovido em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio da Vara Penal de Medidas Alternativas (Vepema). Cada turma já está com 170 alunos inscritos.

INSCRIÇÃO – Para se inscrever os interessados devem procurar a Escola do Legislativo, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho, no horário das 8h às 22h. No ato da matrícula devem ser apresentadas as cópias da Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência.

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

SAÚDE – Desabastecimento em hospitais será um dos principais desafios para deputados

Presidente da comissão, deputado Neto Loureiro afirma que experiência na área ajudará na resolução de problemas na assistência

Em seu primeiro mandato, o deputado Neto Loureiro (PMB) foi escolhido para presidir a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O grupo é um dos mais importantes para o Poder Legislativo, pois trata das políticas públicas relacionados à área de saúde do Estado.

Cirurgião-dentista e de família ligada à saúde, Neto Loureiro explica que a experiência na área irá auxiliá-lo à frente da comissão. “Tenho a saúde como prioridade. Me sinto num grande desafio, mas ao mesmo tempo preparado para enfrentá-lo”, destacou.

Atualmente o sistema de saúde estadual enfrenta um momento de crise, principalmente pelo desabastecimento de medicamentos e materiais nos principais hospitais. O parlamentar afirma que esta será uma das prioridades da comissão. “Recebemos muitas denúncias e reclamações. A situação da saúde de Roraima não será resolvida da noite para o dia, mas vamos trabalhar para contribuir e fazer a mudança que precisamos”.

Prestação de contas

Após uma reunião entre os membros da Comissão de Saúde, ficou decidido que serão estudadas as prestações quadrimestrais que a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) precisa prestar de quatro em quatro meses. “Já conversei com alguns deputados e vamos nos reunir para estudar as prestações de contas do ano passado e convocar o secretário para prestar esclarecimentos.”

É dever da Comissão de Saúde:  fiscalizar os serviços de saúde do Estado; assistência médica e hospitalar; política sanitária e saneamento básico; alimentação e nutrição; fiscalizar o Fundo Estadual de Saúde do Estado de Roraima e representar a Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde.

Fazem parte da Comissão de Saúde e Saneamento:

Neto Loureiro (PMB) – presidente

Ione Pedroso (SD) – vice-presidente

Aurelina Medeiros (Pode)

Dhiego Coelho (PTC)

Gabriel Picanço (PRB)

Nilton do Sindipol (Patri)

Renato Silva (PRB)

Texto: JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

Procuradoria Legislativa realiza “Roda de Conversa com Mulheres” na Assembleia Legislativa de Roraima

Assuntos como violência doméstica e direitos da mulher foram debatidos durante bate papo

Dando continuidade as celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia último dia 8 de março, a Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa de Roraima, realizou na tarde desta segunda-feira (11), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, uma “Roda de Conversa com Mulheres” com o intuito de homenagear servidoras e convidadas, com assuntos relacionados a independência, direito, família e política.

Para o evento, foram convidadas mulheres com papel importante no Estado, entre elas, a juíza Maria Aparecida Cury, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima que destacou alguns assuntos relacionados a questão da violência que muitas mulheres ainda sofrem não só em Roraima, mas em todo o país. “A violência contra a mulher está na sociedade e na mídia todos os dias. Há muitas resistências em relação aos direitos das mulheres porque eles existem apenas no papel, então para colocar em prática é que encontramos resistência”, frisou.

Ela ainda ressaltou que uma das mudanças mais significativas neste sentido foi a implantação da Lei Maria da Penha. “O Brasil não tinha uma legislação que punisse o homem autor de violência doméstica e familiar, então esse é um grande marco. Tivemos avanços, como a lei do Feminicídio, agora a lei que criminaliza o descumprimento de medida protetiva, a lei que criminaliza o assédio, todos esses são avanços. Mas são avanços legislativos, nós precisamos avançar na mudança de cultura”.

A assessora da Procuradoria, Bruna Reis, participou do evento e parabenizou a Casa Legislativa por abordar assuntos como esses no ambiente de trabalho. “É de fundamental importância, justamente por se tratar de ambiente de trabalho e traz a discussão para podermos enxergar o lugar de cada mulher”.

O procurador geral da Assembleia Legislativa, Luíz Fernando Lima, falou da necessidade de discutir assuntos sobre direitos das mulheres na sua rotina de trabalho. “A intenção foi homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher. Então as servidoras da Pocuradoria e também outras servidoras da casa puderam discutir assuntos sobre seus direitos, evolução e abrir um leque para que esse assunto faça parte da rotina de trabalho’, concluiu.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Lucas Almeida

SupCom ALE-RR