SAÚDE – Desabastecimento em hospitais será um dos principais desafios para deputados

Presidente da comissão, deputado Neto Loureiro afirma que experiência na área ajudará na resolução de problemas na assistência

Em seu primeiro mandato, o deputado Neto Loureiro (PMB) foi escolhido para presidir a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O grupo é um dos mais importantes para o Poder Legislativo, pois trata das políticas públicas relacionados à área de saúde do Estado.

Cirurgião-dentista e de família ligada à saúde, Neto Loureiro explica que a experiência na área irá auxiliá-lo à frente da comissão. “Tenho a saúde como prioridade. Me sinto num grande desafio, mas ao mesmo tempo preparado para enfrentá-lo”, destacou.

Atualmente o sistema de saúde estadual enfrenta um momento de crise, principalmente pelo desabastecimento de medicamentos e materiais nos principais hospitais. O parlamentar afirma que esta será uma das prioridades da comissão. “Recebemos muitas denúncias e reclamações. A situação da saúde de Roraima não será resolvida da noite para o dia, mas vamos trabalhar para contribuir e fazer a mudança que precisamos”.

Prestação de contas

Após uma reunião entre os membros da Comissão de Saúde, ficou decidido que serão estudadas as prestações quadrimestrais que a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) precisa prestar de quatro em quatro meses. “Já conversei com alguns deputados e vamos nos reunir para estudar as prestações de contas do ano passado e convocar o secretário para prestar esclarecimentos.”

É dever da Comissão de Saúde:  fiscalizar os serviços de saúde do Estado; assistência médica e hospitalar; política sanitária e saneamento básico; alimentação e nutrição; fiscalizar o Fundo Estadual de Saúde do Estado de Roraima e representar a Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde.

Fazem parte da Comissão de Saúde e Saneamento:

Neto Loureiro (PMB) – presidente

Ione Pedroso (SD) – vice-presidente

Aurelina Medeiros (Pode)

Dhiego Coelho (PTC)

Gabriel Picanço (PRB)

Nilton do Sindipol (Patri)

Renato Silva (PRB)

Texto: JÉSSICA SAMPAIO