Presidente da comissão, deputado Neto Loureiro afirma que experiência na área ajudará na resolução de problemas na assistência
Em seu primeiro mandato, o deputado Neto Loureiro (PMB) foi escolhido para presidir a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O grupo é um dos mais importantes para o Poder Legislativo, pois trata das políticas públicas relacionados à área de saúde do Estado.
Cirurgião-dentista e de família ligada à saúde, Neto Loureiro explica que a experiência na área irá auxiliá-lo à frente da comissão. “Tenho a saúde como prioridade. Me sinto num grande desafio, mas ao mesmo tempo preparado para enfrentá-lo”, destacou.
Atualmente o sistema de saúde estadual enfrenta um momento de crise, principalmente pelo desabastecimento de medicamentos e materiais nos principais hospitais. O parlamentar afirma que esta será uma das prioridades da comissão. “Recebemos muitas denúncias e reclamações. A situação da saúde de Roraima não será resolvida da noite para o dia, mas vamos trabalhar para contribuir e fazer a mudança que precisamos”.
Prestação de contas
Após uma reunião entre os membros da Comissão de Saúde, ficou decidido que serão estudadas as prestações quadrimestrais que a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) precisa prestar de quatro em quatro meses. “Já conversei com alguns deputados e vamos nos reunir para estudar as prestações de contas do ano passado e convocar o secretário para prestar esclarecimentos.”
É dever da Comissão de Saúde: fiscalizar os serviços de saúde do Estado; assistência médica e hospitalar; política sanitária e saneamento básico; alimentação e nutrição; fiscalizar o Fundo Estadual de Saúde do Estado de Roraima e representar a Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde.
Fazem parte da Comissão de Saúde e Saneamento:
Neto Loureiro (PMB) – presidente
Ione Pedroso (SD) – vice-presidente
Aurelina Medeiros (Pode)
Dhiego Coelho (PTC)
Gabriel Picanço (PRB)
Nilton do Sindipol (Patri)
Renato Silva (PRB)
Texto: JÉSSICA SAMPAIO
SupCom ALE-RR