Organização ligada à maçonaria foi homenageada no Parlamento Estadual pelo trabalho realizado com mais de 500 jovens em Roraima
A Ordem DeMolay em Roraima entregou à Assembleia Legislativa de Roraima, na manhã desta quinta-feira (21), um Certificado de Agradecimento pela homenagem prestada pelo Parlamento Estadual aos 100 anos de criação da entidade e 21 anos de implantação no Estado.
O certificado foi entregue pelas mãos do Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay em Roraima, Alan Bruno Eloy, aos deputados Coronel Chagas (PRTB) e Aurelina Medeiros (PODE). Participaram da cerimônia representantes de outras lojas maçônicas e os jovens que integram a instituição.
Na cerimônia, o deputado Coronel Chagas, autor do requerimento para a homenagem desta quinta-feira, apresentou o histórico da Ordem DeMolay, características e trabalhos prestados. Ele entregou a comenda “Orgulho de Roraima” ao representante da Ordem.
“Uma solenidade bonita em que a Assembleia fez uma homenagem justa à Ordem DeMolay, instituição civil, um grupo de jovens dentro da maçonaria, que tem por finalidade fazer o bem, trabalhando valores em defesa da família, dos símbolos nacionais, de fazer o bem e preparar os jovens para o futuro”, disse o parlamentar ao agradecer pela reciprocidade com o certificado.
A deputada Catarina Guerra (SD) parabenizou a Casa pela cerimônia e lembrou dos tempos em que integrava uma instituição maçônica. Ela afirma que sentiu-se orgulhosa em reencontrar pessoas e por ver que a Ordem contribuiu para formação de pessoas e na transformação da sociedade.
Há sete anos na Ordem DeMolay por influência do pai maçom, Helmes Filho, de 19 anos, não pretende sair e espera que mais jovens se interessem e procurem a entidade. “Praticamos dentro da Ordem Demolay atividades sociais e filantrópicas. Isso nos ajuda a termos noção de cidadania muito mais do que aprender somente na escola ou no meio social em que convivemos normalmente”.
São mais de 500 jovens entre 12 e 21 anos iniciados na Ordem, divididos em seis capítulos (núcleos): dois em Boa Vista, Pacaraima, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis. Conforme o grande mestre, Alan Bruno Eloy, o sentimento é de gratidão pelo reconhecimento da Assembleia Legislativa aos trabalhos da entidade.
Segundo Alan Bruno, o ingresso destes garotos acontece à convite ou inscrição pelo site. “Ao longo do tempo eles vão aprendendo sobre amor filial, reverências pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, as sete virtudes que nos roteiam”, disse, ao ressaltar que a Ordem DeMolay não é uma religião.
Texto: Yasmin Guedes
Fotos: Alex Paiva e Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR