Ione Pedroso transformou a demanda da população em indicação parlamentar e solicitou a instalação do instituto em Rorainópolis
A deputada Ione Pedroso (Solidariedade) apresentou uma indicação ao Poder Executivo, pedindo a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Rorainópolis, com profissionais e equipamentos necessários para o atendimento no na região.
A deputada explica que o órgão está instalado apenas em Boa Vista, o que é insuficiente para atender a demanda de todos os municípios. De acordo com a parlamentar, a instalação de uma unidade em Rorainópolis atenderá a toda a região Sul do Estado. “No Sul de Roraima, temos uma grande demanda e o IML demora horas para buscar o corpo. São quatro horas de viagem da capital a Rorainópolis”.
O IML é responsável pela necropsia nos casos de morte violenta ou por causa desconhecida, e ainda morte natural de pessoa sem assistência médica, inclusive óbitos em lugares públicos. Nestes casos o instituto deverá encaminhar uma equipe técnica ao local e realizar a remoção do cadáver para os procedimentos necessários.
Viaturas
Em outra indicação, a deputada também solicita a aquisição de viatura própria para a remoção de cadáver pelo IML. Segundo ela, hoje o Estado de Roraima possui somente dois veículos para atender a todo o Estado.
“Hoje falamos da indicação do “rabecão” [como são popularmente conhecidos esses veículos], por causa da demora na remoção dos corpos e também o respeito às famílias por conta da espera. E quando há alguma ocorrência no sul do Estado, há uma grande demora para ir buscarem o corpo”, destacou Ione Pedroso.
O deputado Neto Loureiro (PMB) também apresentou uma indicação pedindo mais viaturas por conta da insuficiência para atender a demanda crescente do Estado.
Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Alex Paiva
SupCom ALE-RR