O mês de agosto é dedicado aos cuidados e prevenção da saúde do homem. Nesse sentido, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou em 2015 o Projeto de Lei nº 078 que originou a Lei 1.036/2016, de autoria do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB) relacionada à prevenção de doenças e promoção à saúde do homem. A legislação prevê a ampliação do acesso às informações sobre medidas preventivas e educativas na rede pública e privada de saúde.
A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como diretrizes promover ações de saúde que contribuam significativamente para a melhoria das condições de saúde da população masculina e reduzir a morbidade e mortalidade desse público.
Para o autor da lei a questão cultural dificulta que os homens busquem atendimento médico preventivo. “É preciso chamar a atenção dos homens com relação à prevenção à saúde. É cultural o homem não buscar assistência médica, não procurar fazer seus exames de rotina. E o mês de agosto tem essa finalidade, conscientizar a população masculina a buscar tratamento preventivo e manter hábitos saudáveis”, destacou o presidente, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).
A legislação contribuiu para a mudança da percepção do público masculino em relação a própria saúde e a da família, despertando a consciência para a necessidade de assumirem o protagonismo nos cuidados à saúde, ampliando a participação desse público nas atividades de prevenção de doenças.
Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), Antonio Sousa, de 59 anos, decidiu mudar os hábitos e cuidar da saúde. O radialista emagreceu 11 quilos e aderiu à prática de atividade física. “Após esse AVC mudei minha alimentação, diminui meu ritmo de trabalho e decidi mudar totalmente os hábitos que levava”, disse.
Dedicar um tempo para si e seguir orientações médicas são fundamentais para ter uma boa qualidade de vida, como salienta Antonio. “É importante a gente buscar o médico, realizar check-ups, que são os exames que devem ser feitos anualmente. Eu faço caminhada diariamente e só passei a obedecer a estas orientações após adoecer”, enfatiza.
Cuidados com saúde
Estamos no Agosto Azul, mês de conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem. A falta de cuidados com a própria saúde e o estilo de vida adotado pelos homens os tornam mais vulneráveis a diversas doenças graves e crônicas, em especial, as doenças cardiovasculares e o câncer de próstata, como explica o clínico-geral, Vítor Menezes. “Muitos homens só decidem procurar um médico quando apresentam problemas graves. Por isso a prevenção é a melhor medida”, aconselhou o médico.
O profissional orientou que os homens busquem, pelo menos, uma vez por ano fazer uma consulta médica. “É importante a realização de exames periódicos e também atividades físicas como caminhada, por exemplo. Uma alimentação saudável e um baixo consumo de álcool completam a garantia de uma boa qualidade de vida”, orientou o médico.
Texto: Bruna Gomes
Foto: Marley Lima
SupCom ALE-RR