Pular para o conteúdo

REDUÇÃO DE EMBALAGENS
Procon Assembleia recomenda atenção aos consumidores durante compras

A pesquisa pode ser a grande parceira dos consumidores na hora de eles irem às compras, uma vez que a desatenção aliada ao corre-corre diário pode deixar o orçamento doméstico apertado ao se gastar sem planejamento. A recomendação é da diretora do Procon Assembleia.

 

“Na hora da compra, além da atenção redobrada quanto aos valores, o consumidor deve observar as especificações dos produtos”, sugere Mileide Sobral.

 

 

 

 

Ler as informações nos rótulos é importante não apenas para saber o que se vai consumir, mas também para analisar se o valor do produto é compatível com a quantidade. A indústria brasileira, numa nova estratégia de marketing, reduziu as embalagens de diversos produtos como bolachas, leite e material de limpeza.

 

A mudança é tão sutil que só é detectada pelo consumidor atento, como a assistente social e agente de portaria Wanderleia Rodrigues Santos, de 40 anos. “Todo mês faço minha lista para ir ao supermercado. Muitos produtos tiveram a embalagem reduzida, mas o preço não diminuiu. Quando não permanece o mesmo, observa-se um aumento arbitrário, sem fundamento com relação ao tamanho”, contou.

 

 

Para que a atenção seja redobrada, ela costuma ir ao supermercado com o marido. “Meu esposo também observa, ele vai me auxiliando nas compras para a gente não pecar neste sentido. Não sei qual é o objetivo, mas prejudica o consumidor. Observei que no fim do mês trouxemos as mesmas coisas, mas o orçamento encurtou”, disse.

 

Wanderleia Santos cita alguns produtos que tiveram alteração no peso e embalagem. “A caixa de sabão em pó passou de 500 para 400 gramas, mas o preço não acompanhou a redução. Às vezes, permanece o mesmo, e em outras situações, aumentou. Isso também acontece com o sabão líquido, cuja embalagem antes era de um litro e passou para 750 mililitros. O iogurte é outro que teve o tamanho reduzido, mas o preço não”, ressaltou.

 

Muitos empreendimentos comerciais anunciam que os produtos estão em promoção, mas na verdade o consumidor está pagando por uma embalagem reduzida. “É preciso ficar atento para não comprar gato por lebre”, acrescentou a assistente social.

 

A diretora do Procon reafirma que a pesquisa faz a diferença no orçamento, uma vez que todo marketing é trabalhado para chamar a atenção do consumidor. “É bem verdade que aquilo que está ao alcance dos nossos olhos é mais atrativo pela facilidade. Mas, além de observar as especificações do produto, se deve olhar também os que estão nas prateleiras mais abaixo. Talvez seja mais vantajoso financeiramente para o bolso”, recomendou.

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas