DESAFIOS
Imigração venezuelana e situação energética serão discutidas pela nova diretoria da Unale

Pela primeira vez um parlamentar roraimense assume a vice-presidência da diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), representando a Região Norte. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) assumiu o cargo nesta quarta-feira (19), durante solenidade de posse. O deputado do Mato Grosso do Sul Lídio Lopes (Patri) é o novo presidente. O evento ocorreu em Brasília na sede da instituição de maneira híbrida e reuniu parlamentares de todo o Brasil.

Entre as demandas que pretende apresentar ao Parlamento, o deputado destacou o problema do sistema energético em Roraima e a imigração venezuelana. “Agora, terei a oportunidade de apresentar a problemática da Região Norte composta por sete Estados Brasileiros para os representantes de todo o Brasil. Roraima, por exemplo, além do problema antigo da energia, enfrenta há alguns anos uma imigração.  Somos parlamentares experientes e com muita vontade de solucionar os problemas da nossa região”, destacou o deputado Gabriel Picanço.

O novo presidente, durante discurso, relembrou sua trajetória de vida, dizendo ter sido engraxate até prestar concurso público e ingressar na política. Ele já está no terceiro mandato e agora tem como missão conduzir os trabalhos da Unale.

“Assumimos a presidência da Unale com uma grande responsabilidade, de conduzir os caminhos dessa gloriosa instituição e levantar as bandeiras dos parlamentos estaduais. Queremos trazer nossas reivindicações para a Câmara Federal para que eles possam atender os parlamentares e, acima de tudo, fazer com que o Parlamento funcione com responsabilidade para com a população”, disse Lídio Lopes.

A nova Mesa Diretora é composta ainda pelos deputados Ernani Polo (RS-PP), representante da Região Sul; Diogo Moraes (PSB-PE), Região Nordeste; Tia Ju (Republicanos- RJ), do Sudeste e João Batista (Pros-MT), representando o Centro-Oeste. Todos no cargo de vice-presidente.

A cerimônia de posse foi conduzida inicialmente pela deputada baiana Ivana Bastos (PSD), ex-presidente da Unale, que agora foi conduzida ao cargo de tesoureira-geral. O deputado Alencar de Magalhães (PDT- MG), é presidente do Conselho Fiscal. Ivana destacou os anos difíceis à frente da diretoria, mas que, segundo ela, proporcionaram mais união entre os parlamentares.

“Saio com uma bagagem de experiência boa e com muita força. Acredito nessa gestão, sei que será feito um grande trabalho e tenho certeza de que Lídio será o melhor presidente que a Unale já teve. Ele tem o apoio de todos os parlamentares, um deles é o deputado Gabriel Picanço, que nos engrandece muito, conhece as necessidades de sua região e vai contribuir com a experiência que tem. Vamos seguir em frente com esperança, coragem e determinação, para redesenharmos os caminhos do Parlamento”, afirmou Ivana.

A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e Rádio Assembleia (98,3FM).

Unale

A Unale possui sede em Brasília e reúne 1.059 deputados estaduais das 27 Assembleias Legislativas do Brasil. Tem como missão a consolidação dos ideais em comum que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados brasileiros para com a população.

Texto: Gabriela Vital

Foto: Jessen Peixoto / Unale DF