EM 2021
Núcleo de Saúde promoveu mais de 40 atividades de conscientização e prevenção para servidores

O Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) divulgou um balanço das ações integradas voltadas aos servidores da Casa promovidas em 2021. A equipe do setor de serviços fez mais de 40 atividades de educação em saúde para os colaboradores, seguindo as datas alusivas ao calendário do Ministério da Saúde, por meio de palestras, lives, gravações para a TV e mídias sociais, produção de cards e reportagens, entre outras atividades.

Os dados apontam números expressivos. Foram 566 atendimentos, com predomínio do sexo feminino, totalizando 72%. A média de idade dos servidores atendidos foi de 39 anos. Em números globais, foram realizados 1.135 atendimentos, sendo 566 pela equipe de enfermagem, 393 pela de psicologia, 130 de nutrição e 46 por médicos.

Entre as principais queixas, 53,8% dos servidores referiram alterações na pressão arterial; 35,8%, cefaleia (dor de cabeça); 4,6%, tontura/vertigem; 4%, sintomas respiratórios e 1,7%, alterações na glicemia.

Os servidores também foram orientados quanto aos cuidados com a alimentação e uma vida mais saudável. As orientações são repassadas por Kethelen Fernandes, uma das nutricionistas do Núcleo.

“A alta demanda de colaboradores com patologias graves e pós-covid-19 nos deixou em alerta e temos certeza de que o acompanhamento nutricional e a forma equilibrada de se alimentar trazem qualidade de vida para todos. Fazemos avaliação de peso e altura, antropometria, cálculo de gasto energético, levando em consideração todas as doenças do paciente”, esclareceu.

Assim que ficou sabendo do atendimento nutricional, a chefe de gabinete do deputado Nilton Sindpol (Patriotas), Albanuzia Carneiro, não perdeu tempo. “Eu logo quis participar, pois sei da importância desse acompanhamento. Acredito que devemos dar essa atenção a nossa saúde”, observou.

Equipe multiprofissional  

O setor é constituído de uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médico, nutricionista, psicólogos e equipe de apoio, e presta atendimento ambulatorial, primeiros socorros em caso de emergência, sendo responsáveis por prestar assistência integral à saúde dos parlamentares e servidores da ALE-RR, além de atividades de educação em saúde para melhorar a qualidade de vida no trabalho, conforme explica a chefe do Núcleo de Saúde, Elissandra da Silva.

“Temos todo o atendimento ambulatorial e estamos prontos para receber o nosso servidor. Atendemos também os deputados e os visitantes e, sempre que necessário, vamos ao setor do funcionário. Caso necessite se movimentar para algum hospital, levamos também. Temos ainda atendimento psicológico e nutricional para auxiliar o servidor, se ele necessitar”, explicou.

A equipe de psicologia do Núcleo de Saúde é composta de quatro psicólogas. Em 2021, foram feitos 393 atendimentos, produzidos 16 vídeos com temáticas relacionadas à saúde mental e elaborada uma palestra com alusão ao “Setembro Amarelo”.

No levantamento de dados, foi possível observar que 38,4% das pessoas que buscaram atendimento tinham entre 20 e 29 anos; 32,6%, de 30 a 39 anos; 21,1%, entre 40 e 49 anos e 7,6%, de 50 a 59 anos. Vale destacar que 75% dos atendimentos foram para o público feminino e 25%, para o masculino.

O setor constatou que a maior demanda foi de orientação e acolhimento, totalizando 53,8%. Cerca de 43% das pessoas tiveram atendimento psicoterapêutico e 3,8% foram encaminhadas para outros serviços.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALERR

30 ANOS
Assembleia Legislativa abre nesta terça exposição fotográfica ‘Nossa História’

Três décadas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) serão representadas na exposição “Nossa História”, que se inicia nesta terça-feira (15), por ocasião da abertura do segundo semestre da 8ª Legislatura, e faz parte das comemorações dos 30 anos da promulgação da Constituição de Roraima. A mostra estará disponível no site al.rr.leg.br/.

A exposição fotográfica, promovida pela Superintendência de Comunicação com o apoio do Cerimonial, estará disponível para visitação no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, logo após a entrada principal do Poder Legislativo. Os roraimenses terão 30 dias para conferir os oito painéis suspensos com 32 fotos, sendo quatro imagens fotográficas por legislatura.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), convidou a população para prestigiar e se inteirar sobre a trajetória da ALE-RR.

“Todos vão poder ver um pouco da história da Assembleia, conhecer as gestões passadas, a composição da Mesa Diretora. É uma forma de homenagearmos e reconhecermos a importância das legislaturas passadas à frente do Legislativo. Fica aqui o nosso convite”, reforçou Sampaio.

 

 

A diretora de Relações Institucionais, Adriana Cruz, contou o que motivou fazer essa apresentação imagética, após as comemorações de aniversário, completados em 31 de dezembro do ano passado.

“Aprovamos para o início desse período legislativo, pois a nossa intenção é que mais pessoas prestigiem o retorno dos trabalhos. Foi uma pesquisa gostosa de fazer porque tivemos que separar várias fotos. Cada Legislatura tem dois períodos”, disse.

 

 

 

Mas nem todas as fotos faziam parte do arquivo da ALE-RR, conforme detalhou Adriana. “Algumas imagens fotográficas são oriundas de arquivos pessoais de parlamentares, que gentilmente nos cederam, para compartilhar com as pessoas”, ressaltou.

Adriana Cruz anunciou que nos próximos meses serão disponibilizados no site outros acervos que fazem parte da história do Poder Legislativo. Para visitação da exposição é necessário atender os protocolos e orientações do Ministério da Saúde. “A população pode visitar, mas respeitando as medidas restritivas mantendo o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel”, acrescentou.

 

Texto: Marilena FreitasFoto: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato SousaSupCom ALE-RR

NA TERÇA-FEIRA
Deputados já se articulam para aprovar matérias do Executivo ao retomarem atividades

A primeira sessão ordinária de 2022 da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) acontece nesta terça-feira (15), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a partir das 9h. As plenárias deliberativas serão feitas de forma semipresencial, até que os dados sobre a situação da pandemia no Estado apontem para uma redução no número de novos casos de covid-19 e internações, como determina a Resolução Legislativa nº 50/2021.

Serão adotados protocolos que permitam distanciamento social no plenário, com entrada reduzida de público. A sessão solene será transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Já na expectativa para o início das sessões plenárias, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), destaca o retorno dos trabalhos legislativos e espera produtividade parlamentar abundante em 2022. Ele salienta que a governabilidade legislativa deve ser mais expressiva, em consonância com as demandas dos roraimenses.

“Vamos seguir nosso trabalho com muita transparência e com o mesmo empenho de sempre. Batemos o recorde de aprovação de projetos no ano passado e a sociedade pôde acompanhar essas votações, seja pelo nosso portal, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia, plataformas digitais ou presencialmente. Vamos trazer vários debates sobre a questão fundiária, votando ainda este ano o Zoneamento Econômico Ecológico [ZEE]. Temos conversado com o governo sobre isso, pois será um grande ganho para o setor produtivo em Roraima”, ressaltou.

Sampaio garantiu empenho nas votações de matérias importantes e que causarão impacto direto no funcionalismo e sociedade em geral.  “Sem sombra de dúvida, vamos votar a reposição salarial dos servidores do Executivo, que já está tramitando na Casa, e dos demais Poderes, que será enviado em breve. O ICMS da gasolina também será prioridade na votação, por se tratar de uma matéria importante para o setor primário, empresários e para o povo”.

A solenidade contará com a presença do governador Antonio Denarium (Progressistas), conforme dispõe a Constituição estadual, que vai apresentar a mensagem anual do plano de governo para 2022, prestação de contas e fará também uma exposição de como se encontra o Estado, do ponto de vista administrativo, social e econômico. O evento deve contar também com a participação dos chefes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, entre outras autoridades.

Em ano eleitoral, a expectativa é de muito trabalho. O superintendente legislativo, Jardel Souza, falou sobre a dinâmica da retomada das sessões. “Será um ano movimentado, do ponto de vista de projetos, principalmente os que virão do Executivo e dos próprios deputados. Vamos continuar as deliberações às terças, quartas e quintas-feiras, de forma híbrida. São projetos que vão impactar a economia e o funcionalismo público e gerar um debate saudável e natural na análise das matérias na Casa. Estamos em ano eleitoral, e os parlamentares ficarão atentos a isso, já que a legislação proíbe algumas atitudes”, explicou.

Já de olho nas pautas relevantes para o Estado, os deputados aguardam iniciativas que podem ser apreciadas nos primeiros meses do ano legislativo, projetos de cunho econômicos, como o encaminhamento pelo Poder Executivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que traça as metas e prioridades do governo para 2023. Também no primeiro semestre, o Plano Plurianual (PPA), projeto que prevê as ações dos próximos quatro anos do Governo do Estado do ponto de vista econômico e que vai influenciar toda a sociedade.

“Esses projetos são muito importantes para o desenvolvimento do Estado e muito debatidos pelos deputados”, frisou o superintendente legislativo.

Durante o recesso, uma comissão de representação acompanhou as prerrogativas da Mesa Diretora e representou a Assembleia Legislativa durante eventos no Estado. As atividades administrativas, os programas permanentes, a ouvidoria, o serviço de call center e as programações da TV Assembleia (57.3) e da Rádio Assembleia (98.3) funcionaram normalmente nesse período.

O retorno às atividades legislativas seguirá todos os protocolos de segurança sanitária, com a exigência do uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Marley Lima/ Tiago Orihuela

SupCom ALERR