INCENTIVO
Deputados aprovam projeto de lei que cria Zona Franca de Turismo

Nesta terça-feira (11), o Plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 144/2017, que autoriza a criação do programa de incentivo turístico denominado Zona Franca de Turismo (ZFT) em Roraima. A matéria foi proposta pela deputada Aurelina Medeiros (PP).

De acordo com o PL, os municípios com natureza, perfil e potencial turístico serão automaticamente incluído

s na ZFT. Os demais receberão incentivos para se adequarem e se tornarem membros efetivos.

O objetivo da ZFT, segundo Medeiros, é promover o desenvolvimento econômico-sustentável e integrado do turismo a partir do panorama das reais potencialidades e necessidades de cada localidade.

“Isso será importante para o diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação dos vários aspectos do turismo de Roraima, promovendo a transformação potencial turística capaz de permitir a geração de renda da comunidade local e o fortalecimento do empresariado”, justificou a parlamentar.

Classificação

Os participantes da zona serão divididos em três classes: I – A Municípios com grande potencial de natureza turística; II – B Municípios com natureza turística, porém, com limitações; III – C Municípios com baixos potenciais turísticos.

O Poder Executivo poderá estabelecer convênios com órgãos da administração pública direta e indireta, parceiras com prefeituras e setor privado para obter recursos técnicos, culturais, materiais e receitas para a implantação da ZFT.

“Pedimos a aprovação do projeto aos deputados. Sabemos que Roraima tem um imenso potencial turístico, mas nós não temos regulamentação em leis, então esse é um projeto autorizativo, pelo qual o Governo do Estado vai ter a oportunidade de regulamentar todas as normas concernentes a cada município conforme a sua potencialidade turística grande, pequena ou não”, destacou, Medeiros, durante a votação do PL.

Suellen Gurgel

Foto: Marley Lima / Eduardo Andrade / Nonato Sousa / Jader Souza