Na primeira reunião da Comissão de Viação, Transporte e Obras da Assembleia Legislativa de Roraima, ocorrida na tarde desta quarta-feira (8), os parlamentares, temerosos do aumento dos obstáculos na BR-174 sentido Manaus (AM), decidiram que vão percorrer o trecho Sul da rodovia neste sábado (11).
Na viagem, os membros da comissão registrarão ponto a ponto os buracos, atoleiros e áreas críticas para apresentarem em reunião na terça-feira (14), quando serão recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Roberto Cidade (União), e parlamentares da bancada federal amazonense, para discutir estratégias de articulação com o governo federal para sanar os problemas que atingem cidadãos dos dois Estados.
“Enviaremos o convite à bancada federal de Roraima e pedimos para que eles atendam a nossa situação porque estamos prestes a ficar ilhados com essa estrada intrafegável”, explicou o presidente da comissão, deputado Renato Silva (Pros).
O deputado Neto Loureiro (PMB) destacou a necessidade da ALE-RR atrair os olhares do governo federal para esta região. “Única via de acesso terrestre por onde passam as carretas de gás que abastecem as usinas de energia que a qualquer momento podem parar”.
A vice-presidente da comissão, deputada Angela Águida Portella (PP), lembrou que os mais afetados diretamente pelas más condições da BR-174 são caminhoneiros, motoristas de transporte rodoviário que gastam além do orçamento com a manutenção de veículos. “Temos a necessidade de acessar o restante do país e há apenas um ou dois voos por dia, lotados, e uma única estrada. Estamos ilhados, praticamente”, disse.
A parlamentar articulou o encontro da comissão da ALE-RR com os parlamentares da ALEAM. “Vamos buscar apoio das autoridades amazonenses. Não podemos mais aguardar. Termos que lutar”, complementou.
Preocupada com os possíveis desabastecimento e isolamento, a deputada Joilma Teodora (Podemos) lembrou das famílias que se deslocam de carro para Manaus para tratamento médico. “Os mais prejudicados são os roraimenses, e essa cobrança cai aqui nesta Casa”.
A deputada Catarina Guerra (União) sugeriu ainda convidar representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Para que a gente ouça e cobre”.
Obras
O andamento das obras foi pauta apresentada pelo presidente da comissão. Segundo Renato Silva, durante uma visita às obras do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, ele foi informado que a unidade de saúde está quase pronta, com entrega prevista para 60 dias.
“Fiquei feliz em saber que daqui a dois meses entregaremos uma nova maternidade. Uma obra que precisa de material não vendido aqui em Roraima, piso especial que vem de fora, o que se torna difícil com essa estrada”, explicou Silva.
Além disso, o parlamentar protocolou na comissão, aprovado pelos colegas, um pedido de informações sobre o motivo da paralisação das obras do Hospital Pedro Alves Rodrigues, na cidade de Bonfim.
Integram a Comissão de Viação, Transportes e Obras da Assembleia Legislativa de Roraima os deputados Renato Silva (Pros) – presidente; Angela Águida Portella (PP) – vice-presidente; Catarina Guerra (União), Neto Loureiro e Joilma Teodora, como membros.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR