O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, inicia na terça-feira (28) a programação da Semana de Conscientização do Autismo em Boa Vista e no município de Iracema, com oficinas e palestras para profissionais multidisciplinares e população interessada em conhecer mais sobre a temática.
Nos dias 28 e 29, as atividades começarão em Iracema, na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira, localizada na Avenida Sebastião Evaristo de Castro, a partir das 8h. Em Boa Vista, os encontros ocorrerão no Instituto de Educação de Roraima (IERR), antiga Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizado na Avenida São Sebastião, nº 521, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista, nos dias 30 e 31.
O evento é alusivo ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. A proposta é ampliar informações, trocar experiências e vivências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (95) 99164-1475. Para as oficinas, serão disponibilizadas 30 vagas.
Segundo o coordenador do TEAMARR, Ednaldo Coelho, o Centro de Acolhimento ao Autista percorrerá ainda escolas em Boa Vista durante toda a semana com palestras e informações sobre TEA. “Fizemos a programação de palestras e oficinas para que qualquer pessoa possa participar. Palestras didáticas, interativas e muito práticas, e oficinas também”, disse.
O TEAMARR funciona na Rua Jaqueira, bairro Caçari, de segunda a sexta-feira, com acolhimento a autistas e familiares, cursos, grupos terapêuticos de jovens e de pais e mães de autista, além de apoio psicológico.
Confira a programação:
Iracema
Terça-feira (28): 8h – Palestra “Autismo: do diagnóstico à intervenção”; 9h30 – Oficina “Estimulando o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos”; 14h30 – Palestra “Inclusão no autismo”; 15h30 – Oficina “A importância de brincar com os alimentos para o desenvolvimento infantil”;
Quarta-feira (29): 8h – Palestra “Direitos da pessoa autista”; 9h30 – Oficina “Corpo e movimento na educação especial: como trabalhar o planejamento motor e habilidades motoras”; 14h – Palestra “Intervenção no autismo”; 15h30 – Oficina “Processo de ensino e aprendizagem no autismo”.
Boa Vista
Quinta-feira (30): 8h – Palestra “Estimulando o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos”; 14h – Oficina “Corpo e movimento na educação especial: como trabalhar o planejamento motor e habilidades motoras”;
Sexta-feira (31): 8h – Oficina “A importância de brincar com os alimentos para o desenvolvimento infantil”; 14h – Oficina “Emoções e sentimentos: antes e depois do laudo”.
Texto: Yasmin Guedes
SupCom ALERR