SESSÃO ESPECIAL
ALE-RR presta homenagem aos bons serviços oferecidos pela Ordem Demolay

Nesta terça-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se transformou em sessão especial para prestar homenagem aos 26 anos da Ordem Demolay roraimense. Requerida pelo deputado Lucas Souza (Pros), a solenidade entregou placas com honrarias pelos serviços prestados à população a cinco mestres da organização juvenil.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que o Parlamento homenageia diversos segmentos da sociedade e destacou a relevância da ordem à população roraimense.

“Tivemos a felicidade de reconhecer o trabalho realizado pela Ordem Demolay, em especial quando se fala de ações sociais. É uma entidade de jovens que possuem espírito de humanidade e solidariedade ao próximo, tendo um grande rol de serviços prestados à sociedade, sobretudo às pessoas que mais precisam”, declarou Sampaio.

O parlamentar Lucas Souza classificou como justa a homenagem à instituição, considerando que a ordem auxilia na formação pessoal e profissional de jovens.

“Há dez anos, faço parte da ordem e, portanto, sou sênior Demolay. Hoje, realizo este justo reconhecimento aos bons serviços prestados ao povo de Roraima, pois é uma importante instituição que forma jovens líderes para ocupar cargos, seja como médico, advogado, engenheiro e, com muito orgulho, também como deputado estadual em Roraima”, discursou o parlamentar.

Tadeu Duarte foi um dos homenageados pela Casa Legislativa. Ele é o sereníssimo grão-mestre da grande loja maçônica de Roraima e destacou que a ordem é um caminho que ensina boas condutas para a convivência em sociedade.

“Quero parabenizar os deputados e agradecer a homenagem, porque esses jovens só nos dão orgulho. Nós, da maçonaria, fazemos esse trabalho e percebemos o progresso desses jovens, pois na ordem ensinamos a ter dignidade, respeito pela pátria e família, além de cobrarmos que tenham boas notas na escola”, frisou o grão-mestre.

Quem também recebeu o reconhecimento foi o mestre conselheiro estadual da Ordem Demolay, Weverton da Costa. O jovem de 20 anos afirmou que participar do grupo patrocinado pela maçonaria trouxe muitos benefícios.

“Antes, eu era um menino mais retraído, tímido e não sabia me expressar em público. Hoje, sou mais sociável e não tenho mais vergonha de falar com as pessoas. Além disso, a ordem me possibilita ter contato com lideranças que me ajudam a ser um melhor filho, amigo e cidadão, levando à sociedade bons princípios para sermos melhores pessoas”, argumentou.

Sobre a instituição maçônica juvenil

A Ordem Demolay em Roraima foi instalada em 22 de março de 1997, completando 26 anos de trabalhos dedicados à filantropia no Estado. A instituição tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitem as leis, convivam em harmonia com a sociedade e auxiliem o próximo em suas necessidades básicas e educacionais

O grande Conselho Estadual de Roraima conta com 6 capítulos, sendo 2 unidades em Boa Vista e as demais localizadas nos municípios de Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis e Pacaraima. O capítulo Demolay é responsável por conceder os graus iniciais e Demolay é a célula base da ordem.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Eduardo Andrade / Nonato Souza / Alfredo Maia