Na sessão parlamentar desta terça-feira (11), a deputada Angela Águida Portella (PP) usou a tribuna do Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para falar sobre a necessidade da campanha ‘Abril Laranja’, de conscientização e prevenção à crueldade contra os animais.
Segundo Portella, a pauta deve ser colocada em discussão, além de “mobilizar a sociedade e o desenvolvimento de empatia, responsabilidade e compromisso com a causa”.
A parlamentar, que é autora do Projeto de Lei (PL) nº 053/2018, que institui no Estado o ‘Abril Laranja’, pediu a aprovação da matéria. Ela destacou que a temática considera todos os aspectos sobre os direitos dos animais.
“Nós sabemos que, para o ser humano estar bem, o ambiente também precisa estar. Não há possibilidade de saúde, paz e bem-estar quando não levamos em consideração o meio ambiente”, frisou.
A parlamentar fez ainda um convite à reflexão com relação aos animais abandonados nas ruas, e citou a apresentação feita pelo presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Direitos dos Animais, deputado Marcinho Belota (PRTB), na sessão de 9 de março, sobre o número de registros de atendimentos antirrábicos nas unidades de saúde de Boa Vista, de 2017 2021.
“É uma estatística alarmante de como esses animais, além de estarem sofrendo, podem ser fontes de doenças e acidentes. Existe um impacto muito alto na saúde pública”, comentou.
Por fim, parabenizou os colegas deputados Chico Mozart (PP) e Marcinho Belota, e cuidadores e organizações não governamentais (ONGs) que cuidam de animais abandonados e levantam a bandeira pela causa animal.
“Gostaria de conclamar para que todos pudessem ter corresponsabilidade, coparticipação e empatia”, concluiu.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR