NO PARQUE ANAUÁ
Parlamentares participam da entrega de complexo poliesportivo e elogiam novas instalações

Deputados estaduais participaram nesta segunda-feira (17) da cerimônia de entrega do Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, no Parque Anauá, localizado no bairro Dos Estados, zona Leste de Boa Vista. Os parlamentares conferiram, ao lado de autoridades locais, atletas e da convidada especial, a medalhista olímpica Maurren Maggi, o espaço destinado à prática esportiva profissional e amadora.

A estudante Lara Cordeiro, 15, pratica atletismo há quatro anos. Para ela, a nova pista é a chance da competição igualitária em eventos esportivos com pessoas de outras regiões do país. “Nosso Estado precisa de um momento para que os nossos atletas possam competir de alto nível com os outros estados também”.

No Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, a população terá à disposição pista de atletismo com oito raias dentro dos padrões do Comitê Olímpico Internacional (COI), campo de futebol com arquibancada, academia aberta e vestiários, ciclovia e pavimentação para cooper.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que a obra está à altura dos atletas e esportistas do Estado e que a participação massiva de parlamentares no evento demonstra a preocupação da Casa com as futuras legislações.

“Em especial, para se discutir a próxima LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e LOA [Lei Orçamentária Anual] para alocarmos recursos necessários a esta estrutura”, afirmou Sampaio ao agradecer a participação da bancada federal de Roraima na realização de mais uma obra no Estado. “Um complexo com recursos oriundos do ex-deputado federal Jhonatan de Jesus materializado pelo governo do Estado em uma belíssima obra ‘padrão Fifa’”.

Além do presidente, 12 parlamentares prestigiaram o evento. “A nova pista vai servir bastante para as pessoas que fazem atletismo aqui no Estado e a Assembleia sempre está presente apoiando o esporte de Roraima”, elogiou Isamar Júnior (PSC).

A obra, segundo Rárison Barbosa (PMB), resgatará o sentimento de pertencimento da população ao Parque Anauá. “Parque grande, central aqui de Boa vista, onde as famílias saem de casa para praticar esportes. O governador está de parabéns por olhar para esta área”, disse. Ele espera a revitalização dos demais pontos do parque, como o Ginásio Totozão.

O local, conforme Marcelo Cabral (Cidadania), será ponto para a prática de variadas modalidades esportivas, “integrando a sociedade roraimense ao parque, que já ficou muito tempo esquecido”. Já para Gabriel Picanço (Republicanos), a obra deu outra cara ao Parque Anauá. “O povo ganhou”, destacou.

Para a deputada Tayla Peres (Republicanos), este é o começo de mais fomentos ao esporte local. “Incentivar o esporte é muito bom, é ter vida, saúde”. Catarina Guerra (União) disse que a obra vai além. “Envolve diversos fatores, como a saúde, educação, desenvolvimento e modernização, acima de tudo, garantindo o esporte e o lazer para as famílias que aguardavam ansiosas por essa reforma, essa revitalização, um novo parque”.

A representação da Assembleia Legislativa seguiu com a participação dos deputados Marcinho Belota (PRTB), Aurelina Medeiros (PP), Renato Silva (Pros), Armando Neto (PL), Neto Loureiro (PMB) e Marcos Jorge (Republicanos).

Participação especial

A medalhista de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e representante da empresa Recoma, executora da obra, Maurren Maggi, participou das atividades na inauguração do complexo poliesportivo. “Uma pista de atletismo homologada e feita pela Recoma que vai incentivar ainda mais os atletas a competirem em alto nível”.

A homologação foi motivo de destaque do governador do Estado, Antonio Denarium (PP). Além disso, ele aproveitou para anunciar as próximas obras no Parque Anauá. “Hoje, também assino a ordem de serviço para a revitalização total do Parque Anauá com investimento superior a R$ 120 milhões, começando pelo Totozão, Escola de Música, e também o novo cartódromo, pista de arrancadão, novas quadras de esportes, Speedway. O lago será revitalizado com restaurante no centro. Tudo para alegrar as famílias”.

O nome do complexo é uma homenagem ao ex-presidente da Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) Rivaldo Fernando Neves, morto em 2020 em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral), aos 72 anos. Engenheiro formado desde 1972, participou da construção de prédios públicos e privados. Atuou como secretário substituto de Obras, foi diretor técnico da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e presidiu o Sinduscon (Sindicato da Indústria e Construção Civil do Estado de Roraima).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Marley Lima