Nesta quarta-feira (26), a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) começou uma extensa programação destinada aos servidores do Parlamento estadual, com o tema “Profissionais saudáveis”. O primeiro dia do evento ocorreu no Plenário Valério Caldas Magalhães e teve como módulo inicial o assunto “Promover a calma, serenidade e bem-estar da pessoa”.
Flávia Bezerra ministrou o workshop na manhã desta quarta. Ela passou informações sobre a história e as técnicas do reiki, terapia medicinal integrativa em que é possível alinhar os centros de energia do corpo, promovendo benefícios físicos e mentais aos praticantes.
“O reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde [OMS] e é utilizado nas políticas integrativas do SUS [Sistema Único de Saúde], justamente por combater sintomas da síndrome do pânico, ansiedade e depressão. Esses problemas influenciam muito na produtividade do trabalho e o nosso objetivo é passar técnicas e informações que possam minimizar esses entraves para que o servidor possa ter uma melhor qualidade laboral e, consequentemente, na vida pessoal”, declarou Bezerra.
A servidora Rosiene Santos participou ativamente do workshop e aprovou a iniciativa da Casa Legislativa em proporcionar o conhecimento da terapia reikiana.
“Achei essa experiência diferente e interessante, porque não estou acostumada com isso no meu dia a dia. As técnicas passadas, principalmente sobre a respiração, vão ajudar muito a me conectar com as energias positivas, contribuindo para o meu bem-estar em casa e no trabalho”, ressaltou a servidora.
O primeiro módulo do programa ocorre ainda durante esta semana em outros setores do Poder Legislativo. Nesta quinta-feira (27), o workshop será ministrado na Superintendência Administrativa e, na sexta (28), na Superintendência de Programas Especiais. Em 10 de maio, ocorre o encerramento do módulo na sede da Procuradoria Especial da Mulher, onde será possível a participação dos servidores do Chame e Ouvidoria da ALE-RR.
O módulo 2 do Workshop tem como tema “Promover a autoestima e autoconfiança” terá início a partir de 5 de maio e passará pelos departamentos da Casa Legislativa. Já o terceiro ciclo inicia em 12 de maio e objetiva fomentar o equilíbrio e serenidade dentro e fora do local de trabalho.
Com início em 19 de maio, o módulo 4 pretende abarcar os aspectos que melhoram a saúde mental da equipe de trabalho. A última parte do programa abordará, por meio do cuidado humano, os pontos que levam maior produtividade para o local de trabalho, com início em 26 de maio e encerramento em 7 de junho.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR