A presidente do Procon Assembleia de Roraima, deputada Tayla Peres (Republicanos), esteve nesta quarta-feira (26) na sede do Procon Estadual do Pará, na capital, Belém, para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Defesa e Orientação do órgão estadual. Na oportunidade, as instituições firmaram parceria de trabalho.
A deputada preside ainda a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ela se surpreendeu com algumas ações desenvolvidas em parceria com a concessionária de energia da região. “Eles trazem a companhia de energia do Pará para dentro do Procon e quando o consumidor chega já tem uma equipe para atender e solucionar o problema. Achei bem legal e em Roraima pretendo fazer essa parceria com a Roraima Energia”, adiantou.
“Nós trouxemos muitas ideias do nosso Procon Assembleia e a diretora já falou que vai pegar e colocar em prática aqui”, celebrou Tayla Peres.
Para a diretora do Procon Pará, Gareza Morais, a presença da presidente do Procon Assembleia de Roraima foi importante para troca de experiências entre as instituições. “Apesar das especificidades de cada Estado, de cada região, nós temos em comum a preocupação em atender o consumidor e é legal vermos como está sendo tratado isso lá e o que estamos em busca de fazer aqui”, explicou.
Nesta semana, adiantou a diretora, o Procon Pará tem mantido contato com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Governo Federal, para realização de capacitações sobre o Pró-Consumidor.
“Vimos a importância do olhar que devemos ter com a relação de consumo do transporte hidroviário. Ali tratamos inclusive para que esse curso seja feito em Belém, com a participação conjunta de estados próximos como Roraima e Amazonas. A deputada Tayla já aceitou nosso convite e reafirmou esse compromisso”.
Além de atender na sede localizada na região metropolitana do Pará, o Procon Estadual está presente em polos em Santarém e Marabá. Integra o projeto Usinas da Paz, desenvolvido pelo Governo do Estado, e está entre os mais de 80 serviços disponíveis à população em diversos bairros de Belém, realiza ações de cidadania em shoppings centers e atua no recebimento de demandas como reclamações, fiscalização, orientação, educação e autuação quando houver infração detectada.
Texto: Yasmin Guedes
SupCom ALERR