O documentário “Companhia Ouro Verde: Servir e Proteger” estreia nesta quinta-feira (3) na TV Assembleia (57.3), às 13h30, com reprises às 17h30, 19h30 e 22h30. O filme, que também será veiculado no canal do Poder Legislativo no YouTube (@assembleiarr), conta a história sobre a formação e desenvolvimento da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira “Ouro Verde”, que faz o policiamento do Município de Rorainópolis, distante 295 quilômetros da capital Boa Vista.
A companhia existe desde 2005, completando 18 anos agora em 2023. O repórter responsável pelo material, Williams Dias, fala sobre a importância de trazer essa perspectiva do trabalho da companhia que faz o policiamento do município de Rorainópolis desde que era conhecido como “Vila do Incra”.
“É importante trazer essa perspectiva da polícia militar porque a gente tem uma evolução da companhia no sentido do aspecto de equipamentos, de pessoal e também uma evolução no município de Rorainópolis. É a uma região popular aqui do estado então a gente traz esse assunto para que a população veja um pouco do trabalho que é desenvolvido por lá e como os moradores têm sido beneficiados com as ações que têm chegado, não só a Rorainópolis, mas a toda região sul”, destacou Dias.
O capitão José Lopes Magalhães, primeiro comandante da Companhia Ouro Verde, relembra do caminho que percorreu na PMRR e das dificuldades da época, como a falta de luz no município e a dificuldade na locomoção. Ele se diz orgulhoso do trabalho que vem prestando à sociedade roraimense e destaca a evolução da corporação.
“No fundo do meu coração eu amo a Polícia Militar. Tanto a antiga dos meus velhos companheiros como hoje, a polícia nova do estado, a gente sabe que é uma polícia mais bem preparada, com um bom salário e com mais equipamentos e recursos. Então aqueles que se tornam policiais tem que se orgulhar e fazer com responsabilidade o serviço que tem que ser feito para a comunidade”, disse.
O técnico em agropecuária, José Emiliano reside em Rorainópolis desde a década de 1980 e conta que nessa época a segurança acabava ficando por conta da própria população, e que o medo da criminalidade era grande. O morador relata que foi quando começou o desenvolvimento do município que chegou a primeira equipe policial, composta por 1 cabo e 2 soldados, e isso já causou uma maior tranquilidade à população.
“Com certeza me sinto mais seguro hoje em dia, a segurança foi melhorando. Hoje a gente vê que realmente a parte de policiamento tem sido bem atendida e eu dou até os parabéns para o governador, ele e muitos outros deputados têm se empenhado em melhorar essa questão da segurança”, pontuou Emiliano.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, destaca o trabalho que vem sendo realizado pela Companhia Ouro Verde e parabeniza o efetivo. “Temos avançado bastante, temos viatura, temos um bom efetivo, temos uma escala definida em lei, temos uma carga horária estabelecida pelo nosso estatuto. Estamos trabalhando e já conseguimos convencer os outros deputados, no sentido de começar a construir uma sede à altura da companhia Ouro Verde. Então parabéns pelo seu aniversário”, ressaltou Sampaio.
A diretora da TV e Rádio Assembleia, Camila Dall’Agnol ressalta que a emissora tem mostrado em suas produções a evolução de Roraima, nos mais variados setores. “A gente foi conhecer a companhia Ouro Verde, responsável pela segurança de Rorainópolis e conseguimos encontrar filhos de pioneiros do policiamento no município, trabalhando dentro da polícia militar. Isso mostra que a valorização da segurança é extremamente necessária no nosso estado que está crescendo e se desenvolvendo”, afirmou Dall’Agnol.
O documentário “”Companhia Ouro Verde: Servir e Proteger” irá ao ar nesta quinta-feira, às 13h30, no canal 57.3, com reprises às 17h30, 19h30 e 22h30. Aqueles que não conseguirem assistir o documentário pela televisão nos horários programados podem assisti-lo através do canal no Youtube do Poder Legislativo (@assembleiarr).
Na plataforma, o telespectador também pode conferir mais de 80 produções originais, executadas sob a orientação da Superintendência de Comunicação da Casa Legislativa, que discutem inclusão, turismo, saúde, educação, segurança, questões sociais e política.
Ficha técnica:
“Companhia Ouro Verde: Servir e Proteger”, 2023.
Reportagem: Willians Dias
Produção: Willians Dias e Tamara Araújo
Imagens: Emackson Sarmento e Luis Garcia
Apoio técnico: Ramires Assis e Leonardo Pinto
Drone: Ramires Assis
Edição de imagens: Eduardo Maduro
Edição de texto: Camila Dall’Agnol
Revisão: Camila Dall’Agnol
Diretor de programação: Bruno Almeida
Diretora de TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol
Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes
Superintendência de Comunicação 2023
Texto: João Gabriel Grana
Imagens: Eduardo Andrade/ e reprodução TV Assembleia
SupCom ALERR