O Dia dos Pais, comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, está se aproximando e o movimento do comércio começa a aumentar. Para evitar aborrecimento nesta data festiva, o Procon Assembleia foi às ruas e realizou duas ações simultâneas para orientar os consumidores, principalmente aqueles que deixam para comprar o presente na última hora.
“No fim de semana, a movimentação no comércio vai aumentar, então estamos abordando consumidores e lojistas para orientar sobre a política de troca, pedindo que os lojistas expliquem de maneira bem didática, de forma que eles não se sintam constrangidos com a presença do Procon e a gente consiga fortalecer essa relação entre o órgão, fornecedores e consumidores”, explicou Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia.
A dica do Procon é que o consumidor verifique, no caso das promoções, o preço final do produto e quais as condições dos descontos quanto ao modo de pagamento.
“Os meios de pagamento interferem diretamente no valor final do produto, quando pago à vista, em Pix ou no cartão. Lembrando que não há uma negatividade quanto ao acréscimo porque é uma legislação federal, mas isso deve ser informado ao consumidor de maneira antecipada. São os direitos de informação do consumidor que devem ser respeitados em todo o momento. Não esquecer de verificar a política de troca das empresas e sempre exigir a nota fiscal, que é garantia de direitos do consumidor”, ressaltou.
Mileide também destacou que o consumidor deve se atentar para o fato de que um produto na promoção não tira o direito do consumidor a garantias. “O produto adquirido na promoção, se tiver um dano, deve constar na nota fiscal. E se esse dano comprometer o funcionamento do produto, direito de garantia poderá ser acionado”, orientou.
A dona de casa Maria da Silva se antecipou e escolheu com calma o presente para a filha homenagear o pai e se preocupou com detalhes, caso tenha que trocar o presente. “Acho que é importante valorizar os pais e não somente no dia comemorativo, mas todos os dias, isso é bíblico. A palavra de Deus diz que o filho que honra pai e mãe terá a vida prolongada sobre a terra. O melhor presente é o amor e o respeito. No dia em que comprei, perguntei se podia trocar, afinal é um direito do consumidor”, disse.
A técnica em radiologia Conceição Vieira disse que está ansiosa para a data, apesar do pai dela já ter falecido. “Eu não tenho mais meu pai, mas meu marido é pai e eu fiz questão de comprar o presente. Estou com toda a expectativa de ser um domingo maravilhoso”, disse, ao ressaltar que na hora da compra a primeira coisa que perguntou foi sobre a política de troca da empresa.
Texto: Marilena Freitas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR