Na era das redes sociais é preciso sempre se atualizar. Buscar ferramentas novas e entender as tendências faz parte desse processo, e a Escola do Legislativo (Escolegis), programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), auxilia a população que busca qualificação profissional, nessa e em outras áreas do mercado.
A turma de “Dominando o Canva: design criativo e profissional”, curso oferecido pela instituição, encerrou as aulas nesta sexta-feira (11) e os alunos puderam comemorar a conquista. O Canva é uma ferramenta muito utilizada na atualidade para a edição de imagens, banners, cartazes e publicações de redes sociais, o que pode acrescentar muito ao currículo profissional.
“Você pode criar desde uma arte para suas redes sociais, uma apresentação para a escola, faculdade, ou até mesmo portfólio, algo para o trabalho”, explicou a professora do curso, Gabriela Soares.
A ferramenta é composta de designers pré-definidos e, ainda segundo a professora, pode ser uma boa alternativa para quem quiser começar nas redes sociais. “Não significa que a pessoa vai ser um designer. Pra ser um designer a pessoa tem que seguir, ter a faculdade, ter todo o conhecimento, mas você consegue ter um direcionamento”, ressaltou.
A Franciele Fernandes é fotógrafa, e aproveitou a oportunidade do curso para aprimorar uma habilidade que vai ser útil para trabalhar o seu portfólio, já que é mais prático para a utilização no dia a dia.
“O Canva é mais fácil para acessar. Eu consigo fazer ele tanto do celular quanto do notebook, e o Photoshop é mais notebook, onde me concentro nas edições das fotos”, explicou. Ela também destacou a oportunidade ofertada, já que esse, assim como todos os outros cursos da Escolegis, são gratuitos. “Nesse mundo que a gente tá vivendo hoje, com tudo muito caro, fazer esse curso de forma gratuita, pra agregar no meu trabalho, eu acho que é ainda melhor”, avaliou.
Quem também vai utilizar o conhecimento do curso para aprimorar o seu trabalho é o Thiago Machado. O músico vai aproveitar os designs da ferramenta para incrementar as suas redes sociais. “No meu caso eu vou fazer artes né, aquelas artes de contraste e agenda, que o Canva disponibiliza. O que aprendi no curso vai ajudar bastante a me divulgar”, disse.
Arte com balões
Enquanto alguns cursos encerram, outros seguem a todo o vapor. O módulo avançado de “Arte com Balões” continua até o dia 18 de agosto, e os alunos da Escolegis estão aprendendo técnicas de decoração que podem se tornar uma fonte de renda. “Neste curso estamos trabalhando basicamente o arco orgânico, como a gente já tem vários decoradores na turma, a gente tá buscando aperfeiçoar e ensinar eles a parte correta, teórica e na prática. “, contou a professora, Michele Souza.
Entre as pessoas que já trabalham na área de decoração, a Ednalva Araújo foi uma das que veio para aperfeiçoar o seu trabalho. “É mais conhecimento, né? É mais um pro currículo. Quem trabalha nessa área de decoração sabe o quanto que isso é importante”, destacou.
A Sofia Monchampe é designer de sobrancelhas e buscou inicialmente o curso com uma finalidade mais pessoal, que é decorar as festas da sua filha e da sua neta, mas após conhecer um pouco mais das técnicas, agora já consegue planejar uma possível carreira na área de decoração. “Estou querendo trabalhar com festas, decorar festas. E quem sabe mais na frente a gente faz uma empresa”, afirmou.
De acordo com a professora do curso, o mercado de festas está em crescimento em Roraima e exigindo cada vez mais profissionais qualificados. “Essa área de decoração vem aumentado, tem uma demanda muito grande, tanto de decoração com balão, de decoração com peças, com mesas, montadas, e somente a decoração com balão também. Todo dia aumenta. Quem está aqui, já está um passo à frente dos que não estão procurando se capacitar”, contou a professora.
Quem quiser saber mais sobre os cursos presenciais ou on-line, ofertados pela Escolegis de forma gratuita, pode procurar a sede que funciona no bairro Liberdade (Av. Venezuela, nº 1.645). As aulas também ocorrem na unidade do Santa Luzia (Av. Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313).
Texto: Fernanda Fernandes
Imagens: reprodução TV Assembleia
SupCom ALE-RR