Durante este mês, são desenvolvidas ações de incentivo ao aleitamento materno. Na manhã desta sexta-feira (18), a presidente do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputada Angela Águida Portella (PP), entregou frascos ideais de armazenamento para o Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
A ação faz parte da Campanha Agosto Dourado. Segundo Portella, a doação de caixas térmicas e frascos serve para a distribuição e coleta do leite humano na casa das doadoras, que acontece com o apoio do Corpo de Bombeiros. A atuação dos militares junto ao Banco de Leite de Roraima se dá por meio do projeto “Amigos do Peito”, que visa manter o abastecimento de leite humano.
Ainda conforme a deputada, o Agosto Dourado trata sobre a questão do aleitamento materno, mas também é um apelo para as mães que têm leite excedente. Elas podem doar e contribuir com o Banco de Leite.
“A maternidade tem mais de 30 crianças na UTI Neonatal e esse leite é a diferença entre a vida e a morte para elas, pois é o alimento ideal. Ele já vem com todos os nutrientes necessários, garante a questão da segurança alimentar, ajuda no fortalecimento da imunidade e é uma oportunidade de reavaliar o quanto é bom poder contribuir de forma voluntária para esse trabalho tão bonito que é feito na maternidade, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar”, ressaltou.
Conforme a coordenadora do Banco de Leite em Roraima, Silvia Furlin, é importante conscientizar as pessoas a respeito da doação dos frascos de armazenamento e caixas térmicas, pois muitos são descartados por não serem ideais para a armazenagem do leite humano.
“O frasco que chega para nós é o ideal, de vidro com tampa de plástico. A gente conta com ele para que chegue até a casa da nossa doadora e seja útil tanto na coleta quanto para armazenamento e ordenha interna”, informou Furlin.
O Banco de Leite de Roraima funciona 24 horas e conta com uma equipe multiprofissional. As mães interessadas em doar podem entrar em contato por meio do telefone (95) 98414-0772.
Texto: Daniele de Jesus
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR