Estudantes das seis Escolas Estaduais participantes do projeto Parlamento Jovem Roraimense, da Assembleia Legislativa (ALE-RR) escolheram seus 24 representantes nesta sexta-feira (18). A edição de 2023 elegeu quatro candidatos de seis instituições de ensino da capital, sendo apenas alunos do 1⁰ ano do ensino médio com até 18 anos de idade.
A votação iniciou às 8h e encerrou às 17h na Escola Ana Libória, no Colégio Camilo Dias, e nas escolas Hidelbrando Bitencourt e Major Alcides. À tarde foi a vez dos colégios Dr. Luiz Hittler Brito de Lucena e Wanda David Aguiar, que iniciaram a votação às 13h30 e às 14h, e encerraram às 16h e 21h, respectivamente. Ao todo, foram mais de 1,7 mil votantes e 4 mil envolvidos em todo o processo. A eleição foi tranquila e teve até filas como nas votações oficiais.
O chefe do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), esteve presente em algumas unidades para conferir de perto a execução do projeto que estimula os jovens a exercer a vida política e os valores de cidadania e democracia.
“Acredito que o Legislativo, que é o poder mais próximo do povo, não deve limitar seu trabalho só no plenário, é preciso trazer a sociedade para mais perto, e, nada melhor do que chamarmos os jovens. Teve todo um trabalho nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação [Seed], o TRE [Tribunal Regional Eleitoral], e a equipe de jovens escolhida pela Superintendência de Programas Especiais”, ressaltou.
A aluna do 3⁰ ano do ensino médio, Sara Vitória Costa, foi presidente de sessão no Colégio Camilo Dias, e conta como foi participar dessa experiência.
“Foi bem tranquila a movimentação dos alunos, não houve nenhuma complicação e a experiência, também, foi muito boa na questão de a gente ter visto como realmente funciona o desenrolar da votação”, avaliou.
O Diego Cuper, de 16 anos, é aluno do 2⁰ ano do ensino médio da escola Hildebrando Bittencourt vivenciou o processo democrático na função de mesário.
“Eu posso dizer que eu realizei um sonho. Para mim, foi muito bom participar de uma eleição parecida com as oficiais. Foi importante descobrir, também, que não há como fraudar as urnas, não tem como hackeá-las por não serem ligadas à Internet. Tenho a plena certeza de que são seguras”, declarou o jovem.
A gestora da escola, Hilda Maria Montysuma, destacou que a instituição abraçou o projeto desde o surgimento do convite.
“O projeto foi uma forma de colocar os alunos para discutirem e debaterem questões que envolvem a sociedade, a educação, a saúde e a cultura e teve o envolvimento de todos os professores. Cada candidato teve um docente que os assessorou, além de um cabo eleitoral. Também fizemos campanha e debate, onde eles puderam apresentar suas propostas. A escola ficou muito entusiasmada”, contou.
A Ráica Vitória de Sousa, tem 16 anos, mas ainda não tirou seu título de eleitor. Ela é aluna do Colégio Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, e, por conta do Parlamento Jovem, pôde conhecer uma urna eletrônica ao vivo.
“Foi emocionante poder votar e ver que é a mesma coisa de uma eleição mesmo. Foi uma ótima oportunidade para os alunos, porque nosso colégio precisa de melhorias e as ideias foram muito boas. Aprovei esse projeto, que vai ser bom não só para mim, mas para outros alunos que virão”, salientou.
O coordenador de desenvolvimento de sistemas do TRE-RR, Paulo Cézar Silva, responsável pelos trâmites finais das eleições, parabenizou os alunos envolvidos e destacou a lisura do pleito.
“Quero parabenizar essa juventude que se saiu muito bem. Foi uma experiência bem interessante. Eles desenvolveram o papel em tudo aquilo que a gente conseguiu passar, como na formação dos mesários e fizeram, exatamente, o que a gente queria desse resultado. Notei que estavam bem engajados. Também não houve nenhum relato de problemas, e nenhuma troca de urnas, foi tudo em paz”, informou.
Na avaliação do superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra, tudo saiu conforme o planejado.
“O que nós percebemos foi que o objetivo desta etapa funcionou muito bem. Os jovens se prepararam, os candidatos apresentaram excelentes propostas, os eleitores fizeram suas escolhas de forma pensada e sem boca de urna, compreenderam a importância da urna eletrônica e a segurança que ela dá para um procedimento eleitoral e, agora, seguimos para uma nova etapa”, realçou o superintendente.
Próximas etapas
Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma eleição, desde o registro de candidaturas até a contagem dos votos.
Com a escolha dos representantes, o próximo passo será a diplomação dos eleitos, prevista para o dia 23 deste mês, com local ainda a ser definido, a posse dos deputados e a escolha da Mesa Diretora, no dia 5 de setembro na Assembleia Legislativa, e a realização das sessões ordinárias nos dias 12, 20 e 28 de setembro, 3 de outubro e 11 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
Conheça os jovens parlamentares eleitos:
Escola Estadual Ana Libória:
1- Danilo Guerreiro (Danilo Adorian Ferreira Gomes), 15 anos;
2- Jean Cauê (Jean Cauê de Oliveira Cabral), 15 anos;
3- Clarissa Matos (Clarissa Paes Turiano Matos), 15 anos;
4- Fernanda Neres (Fernanda Victoria Neres Lima), 15 anos.
Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena:
1- Jhully Crispim (Jhully Ane Crispim dos Santos Ribeiro), 14 anos;
2- Juliana (Juliana de Araújo Gomes),15 anos;
3- Lucas Tavares (Lucas de Souza Tavares), 15 anos;
4- Joel Carneiro (Joel Carneiro Santos), 15 anos.
Escola Estadual Hidelbrando Ferro Bittencourt:
1- Janderson (Janderson Pereira de Souza), 17 anos;
2- Richard Macuxi (Richard Lins Sena Ambrósio), 17 anos;
3- Karen Monteiro (Karen do Nascimento Monteiro), 16 anos;
4- Hericson (Héricson Alessandro Magalhães de Souza), 15 anos.
Escola Estadual Major Alcides:
1- Marcos Vinícius (Marcus Vinicius Vasconcelos da Silva), 15 anos;
2- Negão da 101 (Nycolas Marinho Nascimento), 17 anos;
3- Maria Kauanne (Maria Kauanne Conceição da Silva), 15 anos;
4- Carlos André (Carlos André Nascimento Plaskievicz), 17 anos.
Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias:
1- PME (Pedro Henrique Lima da Silva), 15 anos;
2- Dameliss (Dameliss Valeria Bello Oliva), 16 anos;
3- Aurélio (Aurélio José Gutierrez Rico), 15 anos;
4- MEP (Vittor Gabriel Araújo da Silva), 16 anos.
Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar:
1- Eunice (Eunice Beatriz Albuquerque Magalhães), 16 anos;
2- Ayesha (Ayesha Emily Paul), 15 anos;
3- Nicolly HN (Laisa Nycolle Almeida da Silva), 15 anos;
4- Siqueira (Eduardo Vinícius Siqueira de Paula), 16 anos.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade | Nonato Sousa
SupCom ALE-RR